sexta-feira, 5 de julho de 2013

Assis

Assis é uma das cidades mais encantadoras da Itália, o clima e a energia positiva que sentimos no local é fantástica e creio que tudo isso se deve ao fato de ter sido berço de dois santos muito cultuados pelos católicos, São Francisco de Assis e Santa Clara. 



As muralhas que cercam a cidade conferem a ela um toque todo especial e Assis não é somente o centro de várias peregrinações religiosas, pois as paisagens que podemos contemplar de lá são deslumbrantes. 





O epicentro das visitas são as duas basílicas, a baixa e a alta. A baixa, mais antiga, do século 13, possui vitrais belíssimos, além de afrescos atribuídos a Maestro delle Vele, que trabalhou com Giotto. Na cripta estão os restos mortais de São Francisco de Assis. A Basílica Alta, um pouco mais recente, mas também do século 13, possui um impressionante conjunto de 28 afrescos que retraçam a vida do santo, protetor dos animais. Não deixe de visitar também a Basílica de Santa Clara (Santa Chiara), a santa que, tal como Francisco, renunciou à vida em uma família abastada para se dedicar à vida espiritual. Fonte: Clique aqui



Como a cidade é pequena um dia é suficiente para desfrutar tudo que ela oferece, bons restaurantes, comércio farto, principalmente o de especiarias culinárias e de artigos religiosos. E jamais deixe de provar as tradicionais piadinas - pão típico italiano, bem fininho recheado com os mais variados tipos de recheio - são deliciosas e uma boa dica para uma refeição boa e barata. 




A única coisa que estragou um pouco o passeio foi a torrencial chuva que começou de repente, inclusive com pedras, mas como não podemos prever a ação das forças da natureza, o fato não foi capaz de estragar um dos passeios mais lindos que fiz pela Itália. Assis é divina em todos os aspectos!

3 comentários:

  1. Um lugar que eu realmente amaria conhecer, bjo, Bi.

    ResponderExcluir
  2. Liza, quero pitacos teus para o meu post sobre Belluno! Bjo e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir