"Estes dois fatores caminham juntos quando o assunto é qualidade de vida. Muitos buscam no exercício físico o bem estar, a convivência e a interação com novas pessoas, existem os que adoram “malhar”, conquistar músculos bem definidos, o “corpo sarado”, estes dois perfis são conhecidos como esportistas. Tem aqueles que com a prática do exercício ou do esporte, desenvolvem uma profissão, os atletas. Para cada grupo há um tipo de exercício e consequentemente, um tipo de alimentação adequada, o que varia com a intensidade do treino, e o fim que se deseja alcançar.
Neste post vou me ater à alimentação antes do treino na academia, afinal, esta é a época do ano adequada para dar início aos trabalhos e chegar sentindo-se bem no verão.
Antes do treino é importante ingerir carboidratos, para adquirir energia para a atividade física. Quem vai à academia pela manhã e acorda em cima da hora, deve dar preferência aos carboidratos simples, os refinados, ficam menos tempo no estômago e são rapidamente absorvidos pelo organismo para poderem ser usados como fonte de energia. Exemplo: pão francês ou biscoitos cream craker, água e sal, com uma colher de sopa de mel e suco de frutas ou suco de soja.
Se você tem uma hora e meia até duas horas antes do exercício pode optar pelas proteínas (ovo, queijo, peito de peru), juntamente com os carboidratos (pães integrais e frutas).
Percebam que as fibras são indicadas quando o período entre a alimentação e o exercício for maior. As fibras demoram mais para serem digeridas pelo nosso organismo, podendo dar a sensação de barriga pesada.
Após o treino a proteína também é importante pois exerce a função de recuperação da integridade muscular, uma vez que ocorre rompimento das fibras musculares durante a contração, por isso a necessidade da ingestão de queijos, ovos e carnes magras, juntamente com mais uma dose de carboidratos.
MUITO IMPORTANTE:
1: Nunca exercite-se em jejum ou jejum de mais de 3 horas. Se o músculo precisa de energia para funcionar ele acabará roubando proteína da massa magra, por isso a importância do consumo de carboidratos que além da energia, contribui para a queima gordura.
2 : Consumo de água – durante o exercício há perda de líquidos e minerais através da transpiração. Por isso, não se esqueça de beber água antes, durante e depois da atividade física.
Gente, espero que tenham gostado. O tema é extremamente amplo. Com certeza a Crisi abrirá novamente espaço para abordarmos este tipo de assunto. Beijos, Daia!"
Com certeza Daia, eu sempre fico muito feliz quando tu dedicas um pouco do teu tempo para O Mundo de Crisi, estou aqui sempre esperando tuas dicas preciosas.
Daiany Graboski é formada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná e atualmente exerce função pública.
Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar seu e-mail para: crisianiii@hotmail.com
olá, meninas! adorei este texto!
ResponderExcluirSou professora de dança e bailarina, sempre tive interesse em saber que alimento ingerir antes das aulas e só agora leio algo digno e confiável. Não alimentar-se de forma correta antes dos exercícios realmente pode afetar o andamento da aula.
Parabéns pelo texto e pelo blog!
Crisi, continue atualizando. beijos da Caro.
que bom que você gostou, fazia tempo que a Daia queria publicar algo do gênero por aqui, já que a maioria dos mortais se alimenta muito, mas muito mal mesmo antes dos exercícios, bjo Caro!
Excluir