quinta-feira, 19 de abril de 2012

Morretes e Antonina

Duas cidadezinhas históricas do litoral paranaense que são um charme. Estou falando de Morretes e Antonina uma grudadinha na outra e com histórias peculiares.
No inverno Antonina fica repleta de estudantes, pois no mês de julho acontece o Festival de Inverno da UFPR, ela também é conhecida por sua arquitetura luso-brasileira e por suas ruínas.  E as balas de banana de Antonina? Alguém se lembra das antigas balas de banana? Sim aquelas do papel verde, pois então na Praça de Antonina várias barraquinhas vendem essa iguaria artesanal, são milimetricamente cortadas em quadradinhos perfeitos e pode-se comprar quanto quiser, eu comprei um pacote de 1 kg e me diverti (rs).
Outra coisa que adorei foi o artesanato local, em especial as pedrarias, qualquer mulher enlouquece com a gama de anéis, pulseiras e colares feitos em prata, ouro e cravejados de pedras lindas e de cores inimagináveis.
E agora prepare seu estômago porque é impossível passar por Morretes e deixar de comer o tradicional Barreado, reza a lenda ser ele o único prato típico do Paraná, ele é feito com carne seca, toucinho e temperos e a mistura de farinha de mandioca, cinza de fogão e água fervendo é usada para dar a “liga”.
Nos restaurantes locais os garçons fazem a mistura na mesa e sempre brincam virando o prato em cima da cabeça do cliente; o susto é grande imaginem a meleca se aquilo chegar a cair, mas a mistura é tão bem feita e a liga tão incrível que não cai nem uma lasquinha de carne seca.
Infelizmente não pude conhecer mais o turismo local, pois confesso que o objetivo era apenas almoçar em Morretes, mas mesmo assim aproveitei para passear um pouco e é claro que pretendo voltar.
Ah! Se você for de carro é muito interessante voltar pela Estrada da Graciosa que me deixou encantada por lembrar muito as estradas da Serra Gaúcha.







2 comentários:

  1. Adorei a descida na serra... e o restaurante...tudo!!! foi um passeio lindo e, apesar de não ter gostado muito do "barreado" pretendo voltar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gostei do Barreado, mas confesso que fiquei mais para o lado dos frutos do mar já que sou louca por eles. Eu também pretendo voltar, tem uma pousada muito fofa, agora não lembro se em Morretes ou se em Antonina, ideal para passar um fim de semana

      Excluir