terça-feira, 17 de julho de 2012

Nutrição e Exercícios

Hoje o assunto é um dos mais importantes e está muito em voga no mundo moderno, estou falando em nutrição e exercícios e nada melhor que uma pessoa entendida para explanar sobre isso, com a palavra Daiany Graboski:

"Estes dois fatores caminham juntos quando o assunto é qualidade de vida. Muitos buscam no exercício físico o bem estar, a convivência e a interação com novas pessoas,  existem os que adoram “malhar”, conquistar músculos bem definidos, o “corpo sarado”, estes dois perfis são conhecidos como esportistas. Tem aqueles que com a prática do exercício ou do esporte, desenvolvem uma profissão, os atletas. Para cada grupo há um tipo de exercício e consequentemente, um tipo de alimentação adequada, o que varia com a intensidade do treino, e o fim que se deseja alcançar.

Neste post vou me ater à alimentação antes do treino na academia, afinal, esta é a época do ano adequada para dar início aos trabalhos e chegar sentindo-se bem no verão.


Antes do treino é importante ingerir carboidratos, para adquirir energia para a atividade física. Quem vai à academia pela manhã e acorda em cima da hora, deve dar preferência aos carboidratos simples, os refinados, ficam menos tempo no estômago e são rapidamente absorvidos pelo organismo para poderem ser usados como fonte de energia. Exemplo: pão francês ou biscoitos cream craker, água e sal, com uma colher de sopa de mel e suco de frutas ou suco de soja. 


Se você tem uma hora e meia até duas horas antes do exercício pode optar pelas proteínas (ovo, queijo, peito de peru), juntamente com os carboidratos (pães integrais e frutas). 

Percebam que as fibras são indicadas quando o período entre a alimentação e o exercício for maior. As fibras demoram mais para serem digeridas pelo nosso organismo, podendo dar a sensação de barriga pesada. 


Após o treino a proteína também é importante pois exerce a função de recuperação da integridade muscular, uma vez que ocorre rompimento das fibras musculares durante a contração, por isso a necessidade da ingestão de queijos, ovos e carnes magras, juntamente com mais uma dose de carboidratos.


                                        MUITO IMPORTANTE
  1: Nunca exercite-se em jejum ou jejum de mais de 3 horas. Se o músculo precisa de energia para funcionar ele acabará roubando proteína da massa magra, por isso a importância do consumo de carboidratos que além da energia, contribui para a queima gordura.

  2 : Consumo de água – durante o exercício há perda de líquidos e minerais através da transpiração. Por isso, não se esqueça de beber água antes, durante e depois da atividade física.



Gente, espero que tenham gostado. O tema é extremamente amplo. Com certeza a Crisi abrirá novamente espaço para abordarmos este tipo de assunto. Beijos, Daia!"

Com certeza Daia, eu sempre fico muito feliz quando tu dedicas um pouco do teu tempo para O Mundo de Crisi, estou aqui sempre esperando tuas dicas preciosas.

Daiany Graboski é formada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná e atualmente exerce função pública.


Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar seu e-mail para: crisianiii@hotmail.com

2 comentários:

  1. olá, meninas! adorei este texto!
    Sou professora de dança e bailarina, sempre tive interesse em saber que alimento ingerir antes das aulas e só agora leio algo digno e confiável. Não alimentar-se de forma correta antes dos exercícios realmente pode afetar o andamento da aula.
    Parabéns pelo texto e pelo blog!
    Crisi, continue atualizando. beijos da Caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou, fazia tempo que a Daia queria publicar algo do gênero por aqui, já que a maioria dos mortais se alimenta muito, mas muito mal mesmo antes dos exercícios, bjo Caro!

      Excluir