segunda-feira, 2 de julho de 2012

Um dos maiores espetáculos da Terra

Um dos maiores espetáculos da Terra, assim se define o Cirque Du Soleil. Tive a oportunidade de poder assistir a um dos espetáculos que aconteceu em Curitiba.


É realmente grandioso, malabarismos e contorcionismos praticamente impossíveis são realizados com audácia pelos artistas do circo. Música e figurino unem-se para tornar o evento inesquecível.


Um pouquinho de história  

"Foi fundado em Quebec em 1984 por dois ex-artistas de rua, Guy Laliberté e Daniel Gauthier, em resposta a um apelo feito pelo Commissariat général aux célébrations 1534-1984 do governo de Quebec, sobre a comemoração do 450 aniversário da descoberta do Canadá pelo explorador francês Jacques Cartier (1491-1557). Em 2000, Guy Laliberté comprou a parte do circo referente a Gauthier, que deixou a companhia e agora é dono da área de ski Le Massif, no rio St. Lawrence em Quebec. Atualmente o Cirque du Soleil é dirigido por Guy Laliberté, proprietário de 95% do patrimônio do Cirque e presente na lista de bilionários da revista Forbes. Le Grand Tour du Cirque du Soleil fez grande sucesso em 1984, e após dois anos de fundação, Laliberté contou com a ajuda de Guy Caron, do National Circus School, para recriar a arte circense de modo particular.


Cada espetáculo do Cirque du Soleil é a síntese da inovação do circo, contando com enredo, cenário e vestuário próprios, bem como música ao vivo durante as apresentações.

De 1990 a 2000, o Cirque expandiu rapidamente, passando de um show com 73 artistas em 1984, para mais de 3.500 empregados, em mais de 40 países, com 15 espetáculos apresentados simultaneamente e lucro anual estimado em US$ 600 milhões.

As criações do Cirque du Soleil já ganharam diversas premiações, tais como Bambi, Rose d'Or, Gemini e o Emmy. Em 2004, a Interbrand consultoria classificou o nome Cirque du Soleil como o 22 nome de maior impacto global. E não foi à toa, já que cada ato do espetáculo emociona e contagia toda a plateia. 

O Cirque du Soleil tem sido descrito como um "circo moderno" cheio de histórias e performances estonteantes, os shows não utilizam animais. Há vários espetáculos rodando o mundo e outros fixos em cidades como Orlando e Las Vegas (EUA). 

Recruta artistas e números de circo de toda parte. O elenco é composto por artistas de mais de 40 nacionalidades. Os números sofrem influência do teatro mambembe, do próprio mundo circense, da ópera, do balé e do rock.

O espetáculo começa através de um conceito criativo, geralmente com elementos de uma história central, aliada ao desenvolvimento do design do show e a seleção de um compositor para a música.

Há contorcionismo, malabarismo, palhaços e trapezistas, todos com roupas coloridas e maquiagens. Demonstra traços medievais e barrocos. Os shows fazem uso de música ao vivo, a língua falada durante o espetáculo é o "Cirquish", um dialeto imaginário criado pela companhia.


A trupe do circo é hoje membro da Calçada da Fama do Canadá. (Fonte Wikipédia)."

Nós optamos por fazer tudo por conta própria, assim não ficamos atrelados aos tradicionais passeios das excursões, compramos os ingressos aqui e fomos, mas há diversas agências de viagens que fecham pacotes exclusivos para o Cirque, cada um escolhe o que lhe convém.


O interessante é que a plateia do circo é disposta de maneira que em qualquer lugar o espetáculo possa ser aproveitado na íntegra, então comprando ingresso na primeira ou na última fileira, não se perde nada.


Quem tiver a oportunidade deve assistir e para saber as datas das próximas apresentações clique aqui e viva a magia do melhor circo do mundo!


Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar seu e-mail para: crisianiii@hotmail.com

10 comentários:

  1. É maravilhoso. Um show que mescla emoção, comédia e muito "frio na barriga". Ótimo post Crisi, não conhecia a história da criação do Cirque. Tinha ficado curiosa mas não tive tempo de ir atrás. Valeu. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal né Ana? Nossa muito frio na barriga mesmo hehehehe, bjs.

      Excluir
  2. E nossa turma de 5 pessoas foi muito divertida! Contribuiu para que a viagem "bate e volta" fosse perfeita. Daia.

    ResponderExcluir
  3. Daiany????? Nunca imaginaria que seu nome fosse esse kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai ai Daia olha aminha ignorância, sempre achei que seu nome fosse Daia mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    beijos DAIANY!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está te amando, tanto que é para vc continuar pensando que é Daia - ela odeia o Daiany com Y - kkkkkkkkkkkkkk - ela tb tem certeza que é só Daia hehehehe...

      Excluir
  4. Fui em uns quantos espetáculos do Cirque du Soleil e sempre é uma emoção, ficamos encantados com tudo! vale apena! bjs

    Raquel Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu nunca fui muito de circos, mas esse é fenomenal, minha próxima parada é no espetáculo de Vegas, aquele que tem como tema Elvis Presley, estou enlouquecida já! Bj.

      Excluir