sexta-feira, 27 de julho de 2012

Um país de contrastes

Quem esteve em Punta Cana concordará comigo. O luxo dos resorts contrasta com a pobreza e as condições precárias que se observam nas comunidades que os cercam.


Quando saí do resort para fazer os tradicionais passeios pude observar condições quase sub-humanas de vida, como um dos guias nos explicou: em Punta Cana não há sistema de saneamento básico, água tratada não chega até as moradias, os moradores ou compram água mineral para beberem e usarem na cozinha ou instalam aparelhos em suas casas para tratá-la, tais equipamentos são caros e acessíveis a poucos.


Outra imagem que me chocou muito foi a quantidade de pequenos comércios que expunham em suas fachadas carne seca, sem observar o mínimo de higiene necessária, pois a poeira e a sujeira estavam em contato direto com a carne.


Mas mesmo assim o povo luta e tem fé em dias melhores, casas lotéricas não faltam por lá e sempre com alguém fazendo uma "fézinha", sabe-se também que o Brasil é um dos países que aposta no desenvolvimento da República Dominicana, mandando incentivos, o que na verdade me deixou um pouco surpresa, afinal sabemos muito bem os problemas que sofremos em áreas como saúde, educação e segurança pública.  


Mesmo assim vale a pena visitar Punta Cana, os resorts contam com toda a estrutura necessária para o conforto e bem estar dos hóspedes, eu passei a maior parte das minhas férias em Bávaro, que é o complexo turístico mais visitado da República Dominicana e conta com charmosas praias de areia branca e sem falar da água de um azul único, só visto no mar do Caribe.



Entre as atrações turísticas que oferecem a maioria dos resorts desta zona estão o nado com golfinhos, a prática de esportes aquáticos, passeios pelos principais shoppings com saídas gratuitas dos hotéis, o imperdível passeio a Ilha Saona, etc.




Minha conclusão? Eu realmente adorei minha estada em Punta Cana, voltar eu não voltaria porque como todos sabem eu tenho um lema: Conhecer todo o Mundo, mas para aqueles que adoram mar, sol, areia e diversão é um prato cheio.

4 comentários:

  1. crisi... mas em vários paises é assim.. qdo estivemos no Egito foi a mesma coisa. No hotel, tudo lindo, perfeito e maravilhoso...mas lá fora a pobreza era tanta...
    bom, pra ter uma ideia, algumas das pessoas que trabalham nos hoteis em Sharm el Sheikh, ganhavam menos de 100 euros por mês (isso que moravam no hotel e ficam até 3 meses sem ir pra casa)!!! Quando dávamos uma gorjeta de 1 euro era como um grande presente! É muito triste esta diferença...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei Liza, já vi muitos contrastes por esse mundo afora, mas em Punta Cana fiquei mais chocada, porque somos acostumadas a só ver as belezas dos lugares! Ninguém vai para Las Vegas, por exemplo, para ver o que tem de feio por lá!

      Excluir
  2. Crisi, é assim mesmo. eu e o victor viajamos pelo país e ví coisas de arrepiar o cabelo. Mas confesso que preferí o mundos dos resords.
    Se a República dominicana é assim, vcs tem idéia do caos que é seu país vizinho o Haití? O victor ficou 6 meses em missão lá e me contou coisas que viveu, que eu teria morrido, kkkkkkkkk
    Beijos

    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine eu, em dois dias morreria hehehehe, bjo Vivi!

      Excluir