sábado, 23 de fevereiro de 2013

Volta ao mundo através dos vinhos

Quem disse que precisamos sair de nossa cidade para conhecermos o mundo? E a Assemblagem, através do Mario, provou que isso é possível. Na noite de quinta-feira quando nossa confraria se reuniu no Restaurante Panela de Ferro, além de aprendermos e apreciarmos vinhos brancos acabamos dando a volta ao mundo.



Iniciamos a noite com um excelente Sauvignon Blanc Chileno – Portal Del Alto – seu aroma picante lembra nitidamente o pimentão verde, marca característica desta uva que surpreendeu o paladar, pois desceu suave como o sabor de cerejas não maduras.

Logo após, foi apresentado um Pinot Gris Blanck, francês, da região de Alsace, considerei essa apresentação um dos pontos altos da noite, sofisticação e sabor unidos em um momento mágico. A meu ver, esse vinho desceu tão leve que parecia ter toques suaves de baunilha.

Em seguida entrou o intenso Caparzo, um Bianco da Toscana, tanto seu aroma como seu paladar lembram nitidamente o caramelo, provando toda a intensidade que nunca passa despercebida nos sabores italianos.

Agora sim o ápice da noite – Muscat Sec de Kelibia – de uvas moscato esse vinho tunisiano, a meu ver, foi o mais excêntrico e surpreendente da noite essencialmente pelo toque de damasco que o caracteriza.

E finalmente, voltando ao sul do mundo e para acompanhar o jantar provamos o famigerado Torrontés Alta Vista – Argentino e que já foi assunto por aqui.

Então caros leitores, foi uma noite agradável, com bons vinhos e excelente companhia eu e minhas confrades conseguimos dar uma bela volta ao mundo, ao mundo dos sabores, ao maravilhoso mundo dos vinhos brancos.

Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar e-mail para: crisianiii@hotmail.com

Um comentário: