terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Vinícola Concha y Toro

Todos que visitam Santiago no Chile sempre aproveitam para conhecer a famigerada Vinícola Conha y Toro, certo? Errado! Na minha primeira ida à Capital do Chile eu e meus amigos optamos por um passeio alternativo, visitamos uma vinícola artesanal, digamos assim, com uma proposta não tão comercial como a da Concha y Toro, na ocasião degustamos os vinhos da Undurraga


Em outubro deste ano retornei para Santiago e desta vez fiz o passeio pela Concha y Toro, guiada por uma gaúcha residente em Santiago há anos e que conhece muito bem a história do criador da vinícola, bem como dos vinhos produzidos, digo que como boa apreciadora de vinho que sou, ela me fez ingressar em um admirável mundo. 


 

Localizada do Vale do Maipo, cerca de uma hora e meia de Santiago, a Concha y Toro é conhecida como a melhor fabricante de Cabernet Sauvignon do Chile, e o passeio nos permite viajar pela sua história e de seus vinhos.


A meu ver o ponto alto do passeio, além da degustação de vinhos, é claro, foi conhecer o mistério que envolve a Adega original de Don Melchor, conhecida como Casillero del Diablo, dá origem ao nome do vinho mais conhecido da bodega. Reza a lenda que os melhores vinhos de Don Melchor estavam desaparecendo, eles eram guardados no interior de sua adega subterrânea e para evitar os furtos que ficavam cada vez mais frequentes, espalhou-se o rumor de que o diabo era quem vigiava a adega. Atualmente, um passeio pela adega Casillero del Diablo conta toda essa história. Desde então, nenhuma garrafa sumiu. E aí alguém se arriscaria em surrupiar alguma? 




Além de tudo isso, há o Jardim de Variedades que nada mais é que uma pequena amostra de todas as uvas cultivadas e que rendem os melhores vinhos, premiados em vários festivais do mundo todo. Com o fim do passeio, os visitantes são convidados a degustar alguns rótulos para só então escolher os seus preferidos junto à Wine Store. Um passeio que vale a pena, e agora sei que não é coisa de turista deslumbrado não, é algo imperdível, pois lá conseguimos comprar vinhos que não achamos no Brasil, provando que beber um bom vinho sendo conhecedor de sua história é a melhor coisa que existe!

Um comentário: