terça-feira, 18 de outubro de 2016

Vinícola Toyán

Engana-se quem pensa que o México somente "respira" tequila. Há muito que sou admiradora dos vinhos mexicanos, a região da Baixa Califórnia produz vinhos riquíssimos, quase tão bons quanto os do Napa Valley. Na nossa ida a San Miguel de Allende tivemos mais uma surpresa, ao buscarmos uma vinícola nas redondezas nos indicaram um passeio pela Vinícola Toyan, algo totalmente diferente.




A Vinícola Toyán encontra-se em uma fazenda onde tudo que é produzido segue a linha de cultivo orgânico, sem conservantes ou aromatizantes artificiais. O tour começa com um vídeo que mostra a proposta da empresa e depois seguimos para conhecer a misteriosa adega  que fica a 16 metros de profundidade e é protegida e regida por monges guardiões do vinho. 




Após percorrermos toda a adega, onde a guia nos explicou os métodos de conservação fomos para a parte mais importante -  a degustação - mas uma coisa me chamou a atenção, ela nos falou que os vinhos são tratados como bebês, dispensam todo o carinho necessário para que amadureçam da forma correta, tudo para não desvirtuar a cor, o aroma, o sabor e além disso, os barris não são reaproveitados, pois como não usam conservantes o reaproveitamento poderia comprometer a qualidade das safras, que são únicas é claro! E mais, as garrafas ficam acomodadas em buracos feitos nas paredes de terra da adega, onde a proliferação natural de fungos e a umidade ajudam a acariciar os preciosos bebês. 




O rótulo da embalagem é bem rústico, sem indicação de uva, ano ou teor alcoólico. A degustação oferecia apenas dois rótulos da última safra, pois como são vinhos únicos sempre fabricam um tinto e um branco, o primeiro era uma assemblage de merlot com cabernet sauvignon e o segundo sauvignon blanc. O teor alcoólico é bem superior aos vinhos que estamos acostumados a beber, mas isso não faz com que ele grite ao nosso paladar, bem pelo contrário, são vinhos leves e extremamente agradáveis para todos os sentidos. 




Nossa vontade era nunca mais sair da sala de degustação, um bate-papo descontraído com a sommelier regado a bons vinhos, bons queijos e frios fez com que esquecêssemos do tempo, tiramos todas as nossas dúvidas e aprendemos muito. Ela nos contou dos planos futuros da casa, que são realizar eventos como casamentos, festas de aniversários, jantares de formatura, etc..., nas acomodações da vinícola e também da adega, uma ideia que achamos fenomenal, pois o lugar é lindo de morrer. 




Eu poderia escrever páginas e páginas sobre a Vinícola Toyán, mas é claro que se tornaria um post cansativo, então concluo que, sem dúvida alguma, foi a melhor vinícola que conhecei até hoje, com proposta totalmente diferente das vinícolas comerciais que tenho conhecido por este mundo afora. Um lugar mágico cheio de energias positivas que somente os monges do vinho podem nos proporcionar. Como dizia o finado Elvis Presley: "Fantastic"! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário