sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Festival Cervantino

Quando sentimos os primeiros aromas de Guanajuato percebemos que a cidade fervia, a Capital do estado, que leva o mesmo nome, com seu ar colonial e com seus suntuosos templos (alguns datam do século XVII) demonstrava, pela movimentação de carros e turistas, que algo maior estava acontecendo, então perguntamos ao taxista que, muito amável, nos explicou - era o dia que precedia a abertura do XLIV Festival Cervantino.




Guanajuato é a cidade sede do Festival Cervantino que acontece anualmente no mês de outubro e reúne artistas e turistas do mundo todo (os japoneses são os que mais apreciam o evento), é considerado um dos principais festivais de artes culturais do México e da América Latina, dando ênfase às criações artísticas da língua espanhola. Como o próprio nome sugere, o Festival foi nomeado em honra a Cervantes e oficialmente inaugurado em 1972.


Falando em Miguel de Cervantes, para os apreciadores de sua obra o Museu Iconográfico del Quijote é parada obrigatória, lá estão expostas centenas de obras de arte sobre o legendário Don Quijote de La Mancha, desde selos de correio até murais grandiosos, sem falar nos livros, é claro! Há uma livraria onde podemos adquirir as obras em língua original ou até mesmo nas demais que foram traduzidas. O maravilhoso e curioso acervo conta ainda com obras de Dalí, Picasso e Daumier. Vale a pena conferir. 




Ficamos pouco tempo em Guanajuato, exitem muitas atrações boas por lá, mas conseguimos explorar as principais e foi muito válido conhecer um dos palcos da luta pela independência mexicana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário