sábado, 11 de janeiro de 2020

Stellenbosch e Franchhoek

Para uma amante dos bons vinhos, certamente foi o ponto alto da viagem à África do Sul, conhecer várias vinícolas com seus pelos e extensos vinhedos, degustar bons vinhos e ainda harmonizá-los com a deliciosa culinária local. Passear por Stellenbosch e Franchhoek foi sensacional. As duas cidades distam, aproximadamente, 50km de Cape Town, oferecem hospitalidade única, atendimento impecável e claro, o principal, vinhos de ótima qualidade. 




Há várias maneiras de chegar até a região dos vinhedos, passeios de um dia, alugando carro, pegando ônibus convencional ou indo de Uber mesmo. A Cidade do Cabo é bem servida pelo aplicativo, e como o carro que alugamos seria retirado em Stellenbosh, optamos em ir até o hotel em que ficaríamos hospedadas de Uber. Combinamos com o motorista que nos levou para casa após o último jantar na Cidade do Cabo e no dia seguinte, pontualmente às 9 da manhã, ele estava nos esperando. Aliás, a pontualidade do povo Sul Africana é invejável, geralmente chegam cinco minutos antes do combinado, colonização inglesa é outra coisa não é mesmo!?. E, a primeira grande surpresa foi quando chegamos ao hotel, cenário de cinema, atendimento único, sem contar que fica em meio a um vinhedo e oferece diariamente degustações dos vinhos da vinícola Asara, que também dá nome ao hotel, Asara Wine Estate Hotel.




No dia da chegada almoçamos na Delaire Graff Estate, simplesmente incrível, junto ao Hotel Relais & Chateaux há um restaurante maravilhoso, a vista já compensa a ida, mas claro que pedimos nossos pratos e harmonizamos com vinhos da casa. 




Agora o que realmente importa, a visitação às vinícolas, fechamos no hotel mesmo o transfer que nos levou para um passeio guiado com  parada nos centros de ambas as cidades e depois para vinícolas que nos ofereçam degustações harmonizadas, a primeira com queijos e frios; a segunda com petiscos locais como os tradicionais Biltong (carne seca cortada em fatias e  Droewors (em formato de salsichas), eles são feitos com uma variedade de carnes, tais como carne bovina, avestruz ou javali que lembram um pouco nossa carne seca; a terceira foi almoço harmonizado e por último a mais interessante, vinhos e chocolates. O passeio foi uma experiência única, sempre procuramos fechar com o mínimo de pessoas possível, o que torna mais exclusivo e não tem aquela chateação de ficar esperando gente atrasada, então foi simplesmente perfeito. Na ordem as vinicolas visitadas: Mitre´s Edge, Chamonix, Rickety Bridge Winery e Lovane, indico todas, além da Delaire e da Asara é claro.  




Ambas as cidades, como já disse, são muito lindinhas, com o centro cheio de bons restaurantes, wine´s bars e lojas, Franchhoek, em especial, me encantou e gostaria de ter passado mais tempo por lá, quiçá dormir para conhecer os restaurantes renomados. 




Agora fiquem com algumas fotos do centro de Stellenbosh, estando lá não deixem de ir no Wynbar Beyerskloof e para comer indicamos o De Warenmark.




Eu nunca imaginei que fosse me impressionar tanto com a África do Sul e estes dois posts inciais foram só o começo, vem muita coisa legal por aí. Aguardem, e nas palavras de Ernest Hermingway, encerro meu curto relato: 

"O vinho é uma das coisas mais civilizadas e naturais do mundo que alcançou a maior perfeição. Oferece uma gama maior para o prazer e apreciação do que possivelmente qualquer outra coisa puramente sensorial."


Nenhum comentário:

Postar um comentário