quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dica de Leitura - Reiniciados

Imaginem se todos os problemas que enfrentamos com a criminalidade atual, por exemplo, fossem resolvidos através de um sistema que pudesse controlar rigidamente as pessoas, e qualquer deslize seria passível de reinicialização - no sentido de apagar a memória dos infratores, dando-lhes uma nova chance para tentarem uma vida normal e dentro dos estritos moldes legais.  É exatamente isso que a ficção Reiniciados nos mostra.



Sinopse
"Depois da queda... Os anos de 2020. A desvalorização da moeda, o colapso econômico que assolou a Europa, o Reino Unido separado da União Européia, suas fronteiras fechadas. Um período conturbado. A maioria das manifestações dos estudantes era pacífica, no início. Mas a frustração e a raiva cresceram. Havia o movimento da Lei e da Ordem que criou os Lordeiros: tolerância zero para a violência e desobediência civil; punição pesada para os infratores da lei. Os jovens (os manifestantes, as gangues) deviam ser reabilitados, mesmo que muitas vezes o que faziam não fosse culpa deles. Era culpa de sua origem, do local onde haviam sido criados, do que haviam sofrido. A solução: um certo procedimento que apagava a memória das pessoas. Perfeito para a coalizão governamental: em vez de punir severamente os criminosos, suas memórias seriam apagadas. Os infratores seriam Reiniciados. Um recomeço. Uma segunda chance. Bastava seguir as regras e não fazer perguntas. As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá de obedecer regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em que Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?"



Mergulhei nesta fantástica estória e percebi que mesmo um reiniciado tem sentimentos e curiosidades, especialmente em busca de sua origem; um método cruel e assustador que muitas vezes punia com a reinicialização pessoas que simplesmente pecavam por pensar e expor suas ideias, uma obra realmente chocante. Vale a pena ler e questionar se seríamos fortes candidatos ou não para sermos um Reiniciado, caso vivêssemos numa sociedade como a exposta no livro. Indico!


Obra: Reiniciados
Editora: Farol Literário
Autora: Teri Terry
Ano: 2012 


Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar e-mail para: crisianiii@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário