quinta-feira, 17 de abril de 2014

Sem constrangimentos na hora de pedir o seu Sushi!

Eu sou completamente apaixonada pela culinária japonesa, e nada mais característico que os diversos tipos de sushi, eu afirmo constantemente que poderia viver tranquilamente somente comendo sushi.


Agora um fato eu não posso esconder: eu me atrapalho toda na hora de fazer o pedido, nunca sei qual é qual, os nomes com suas pronúncias parecidas me confundem a "cachola", há até quem se constranja por causa disso, o que não é o meu caso é claro, afinal quem tem boca vai a Roma não acham?


Pensando nisso e para tentar aprender de uma vez por todas o nome das iguarias, ou pelo menos os nomes dos meus favoritos, é que tive a ideia de fazer este post e compartilhar com todos que apreciam a culinária japonesa e, assim como eu, são um pouquinho atrapalhados na hora de fazer o pedido!


Tipos de Sushi:

Makizushi (sushi enrolado): Um pedaço cilíndrico, formado com a ajuda de uma esteira enrolável de bambu, chamada makisu ou sudare. O makizushi é geralmente embrulhado em nori, uma folha de alga marinha desidratada que abriga o arroz e o recheio. Nesta categoria encontramos:

Futomaki (rolinhos grandes): é cilíndrico e grande, é um dos sushis mais populares. Possui como recheio uma variada combinação de peixes, folhas e raízes. 









Hosomaki (rolinhos finos): um pedaço cilíndrico fino, com o nori na parte externa. O hosomaki típico tem por volta de dois centímetros de espessura e dois centímetros de largura. Eles são geralmente feitos com apenas um recheio, simplesmente porque não há espaço suficiente para mais de um.






Kappamaki: nada mais é que um Hosomaki recheado apenas com pepino em tiras é um dos mais tradicionais sushis. Foi batizado dessa forma em homenagem ao Kappa, figura folclórica japonesa, que tinha o pepino como seu alimento preferido.









Tekkamaki: essa é outra variedade bem conhecida do Hosomaki, tendo como recheio apenas atum.












Temaki (rolinhos de mão): Um pedaço grande em formato de cone, com o nori na parte externa e os ingredientes até à boca da extremidade larga. Um temaki típico tem por volta de dez centímetros de comprimento, e é comido com as mãos, já que é muito estranho pegá-lo com palitinhos. E confesso que o único que eu associava com o nome (rs). 









Uramaki (enrolado ao contrário): Um pedaço cilíndrico médio, com dois ou mais recheios. Uramaki diferencia-se dos outros maki porque o arroz está na parte externa e o nori na interna. O recheio fica no centro, rodeado por uma camada de nori, uma camada de arroz e uma cobertura de outro ingrediente, como ovas de peixe ou sementes de gergelim torradas. No Japão, “rolo invertido” seria, na verdade gyakumaki. Na minha opinião um dos melhores.



Oshizushi (sushi prensado): um pedaço em forma de bloco usando um molde de madeira, chamado oshibako. O chef alinha o fundo do oshibako com a cobertura, cobre-o com arroz de sushi e pressiona a tampa do molde para baixo para criar um bloco compacto e retilíneo. O bloco é removido do molde e cortado em pedaços que cabem na boca.





Nigirizushi (sushi feito à mão): Pequenos pedaços ligeiramente similares ao sushi prensado ou sushi enrolado, mas feito sem a utilização de makisu ou oshibako. Montar um nigirizushi é surpreendentemente difícil de fazer da forma correta. A forma mais simples é um pequeno bloco de arroz de sushi com uma lasca de wasabi e uma camada fina de uma cobertura colocada sobre ele, possivelmente amarrada com uma tira fina de nori.


Inarizushi (sushi recheado): bolsinha cheia de arroz de sushi e outros ingredientes. O pacote é confeccionado de tofu bem frito ou uma omelete fina ou folhas de repolho.









Existem outras variedades de sushi, como, por exemplo, o Hot Philadelphia que nada mais é do que um futomaki empanado e frito (ele leva esse nome por causa da adição de cream cheese). Mas para o post não ficar mais longo do que já está resolvi citar os principais, o que já ajuda bastante na hora de escolher. Por fim deixo algumas dicas preciosas na hora de apreciarmos o sushi. 


O sushi pode ser comido com a mão ou com hashi, tanto faz, as duas formas estão corretas. 
Evite somente:
1. Não molhar o arroz no shoyu, somente o peixe;
2. Não morda o sushi pela metade e deixe a outra metade no prato;
3. Utilize o oshibori para limpar os dedos a cada sushi comido;
4. Caso preferir usar o  hashi, use paralelo ao prato e não pegue por cima;
5. Não deixe o hashi largado na mesa, se não tiver o apoio (hashi oki), deixar sobre o prato do shoyu;
6. Procure não separar o arroz do peixe, pois você, além de desmontar a decoração inicial, vai acabar perdendo o sabor que a união do arroz com o peixe proporcionam. 



Espero que tenham gostado e para quem não sabia espero que tenha aprendido juntamente comigo. Bom apetite! Fonte: Wikipédia e sites diversos. 

Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar e-mail para: crisianiii@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário