sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A fabulosa Taxco

Pesquisei muito sobre Taxco antes de ir prá lá, mas nunca imaginei que ao vivo e a cores seria tão encantadora. É uma linda cidade mexicana construída sobre uma colina no estado de Guerrero.




Cidade rica em antigas e novas minas de prata faz com que uma das principais atrações locais sejam os fabulosos mercados de prata, prato cheio para quem ama o metal. Com lindas coleções, inclusive inspiradas em Frida Kahlo, atraem turistas de todo o mundo. 

 
Cristo feito 100% em prata 


Um dos lugares mais visitados de Taxco é a Igreja de Santa Prisca, conta a história que o filho de Don José de la Borda, Don Manuel decidiu ser padre, como era tradição nas boas famílias de México e de Espanha. O seu pai, que era católico mas adorava o seu primogênito, recusou-se a que este lhe desaparecera de vista, assim que decidiu construir, graças à sua grande fortuna, uma igreja tão fabulosa para que o seu filho pudesse exercer o oficio, perto da família. Assim começou a construção da igreja que originalmente não ia ser dedicada a Santa Prisca, mas parece que esta santa é muito caprichosa, portanto, aproveitou uma noite de tempestade para se mostrar e segurar com as suas mãos os raios que ameaçavam destruir o que já estava construído. Com isso ganhou a honra de a igreja ser-lhe dedicada e assim poder luzir o esplendor caprichoso desta igreja.




Outra curiosidade de Taxco são as ruas estreitas, motivo que justifica a grande quantidade de Fuscas que transitam pela cidade, todos os táxis são VW, pois somente assim dois carros podem transitar em sentidos opostos e ao mesmo tempo pelas ruas de Taxco, então motocicletas, triciclos, quadriciclos e Fuscas são os veículos prediletos pela população local. 


Pegamos um VW como falam por lá e subimos até o Cristo Monumental, com o taxista aprendemos que fusca significa arma para eles e acabamos fazendo amizade com a guarda local. A vista da cidade da montanha do Cristo é ainda mais linda. A estátua de 6 metros de altura fica localizada no Monte Atache e é toda iluminada durante as noites, tornando a cidade mais encantadora. 


Guarda e sua fusca


Taxco, mesmo pequena, tem muito a oferecer, suas tardes quentes são ótimas para degustar uma ótima cerveja mexicana num dos vários restaurantes que cercam a praça da Igreja, ou simplesmente passear tomando uma paleta (picolé tradicional), ela é tão fabulosa que renderá mais de um post, pois tenho muitas fotos lindas para mostrar, principalmente das lindas noites de Taxco. Aguardem! 

3 comentários:

  1. Marcos Terra! Este é para você! Sempre assíduo no blog da Crisi. Daia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, o blog é muito bom. Fico babando de vontade de ir para os lugares que a Crisi posta no blog. Um dia vou, ahhhh se vou pro México fazer essa viagem!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  2. Obrigada pela visita Daia Graboski e Marcos Terra! Em breve mais posts, tenho muito para contar sobre o México ainda! Abraço.

    ResponderExcluir