sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Morro de São Paulo - BA

Viagem à África do Sul concluída com êxito eis que as loucas Crisi e Daia começaram a surtar. E agora o que fazer no Réveillon? Pesquisamos diversos destinos, e como de costume tudo muito caro para a época, até que achamos uma pousada legal, e passagens relativamente baratas para Salvador. Claro que a intenção nunca foi ficarmos em Salvador, particularmente não gosto da cidade, queríamos mesmo era conhecer Morro de São Paulo que há muito estava em nossos planos. 


E... falando em pousada o lugar que escolhemos para ficar foi o que realmente fez toda a diferença, a vila de Morro de São Paulo é de longe um lugar lindo, é sujo, uma desgraça de multidão e abafado por óbvio. Uma coisa que falei para todos que me pediram dicas do lugar foi o seguinte: se você tiver resistência física e disposição para caminhar muito até encontrar os lugares bonitos, então você vai amar Morro de São Paulo e, graças a Deus, isso eu e a Daia temos de sobra. Voltando à pousada, escolhemos a Mar e Morro Flats, o lugar é simplesmente espetacular, com o melhor pôr do sol do Morro, infraestrutura impecável, tudo muito limpo e com o kit sobrevivência que achei o máximo, porque chegamos derrotadas até lá, foram mais de três horas de transfer com a Cassi Turismo saindo do aeroporto de Salvador e o cansaço nos impediu de descermos os 182 degraus que nos levavam até a Vila, assim no Flat havia um kit para fazermos nossa própria janta, com direito a vinhos e espumantes no frigobar - PERFEITO. 




Antes de continuar a falar do lugar quero deixar meu agradecimento eterno ao Bira e a sua esposa Ana, nossos anfitriões, pessoas maravilhosas, de um coração gigante que, com certeza, ficarão eternamente em nossos corações, amizade para a vida inteira. 


O que eu gostei de lá? A Praia da Gamboa, famosa por sua argila medicinal, era perto da pousada, só descer uma trilha e cuidar a tábua de marés para poder andar até lá, mas caso a maré subisse só pegar um barco que deixava no deck próximo à trilha. Bem estruturada, com vários restaurantes que oferecem guarda-sol, mesa e espreguiçadeiras mediante consumo; é a praia que você consegue imergir no mar para tirar a "urucubaca", porque a Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Praias, você caminhava até Alagoas e a água mal batia nos tornozelos (risos). 




Aproveitamos uma tarde e fomos para Garapuá para fazermos mergulhos, lindo, mas lindo de morrer; para chegar até lá é preciso fechar um transfer com uma 4X4 (aliás, carros não entram na vila), então necessário ir até a Terceira Praia para conseguir esse passeio. Chegando na praia vá até o restaurante da Iracema, reserve seu almoço que ao voltar do mergulho ela deixa prontinho, lugar muito bom mesmo. Os barcos que levam até as piscinas de mergulho saem com bastante frequência, então não precisa se preocupar. É muito relaxante passar horas vendo os corais e sentindo os peixinhos nadarem junto contigo. 


Fomos também para a Praia do Encanto ou Quinta Praia como costumam falar, pegamos um charrete na Quarta Praia e combinamos a volta com o chofer. O lugar é bonito mas, particularmente achei a água muito quente e rasa, e o serviço do único restaurante do local é bem fraco, estou até hoje esperando a caipirosca de manga que pedi (risos), falando em caipirosca, não deixe de provar a de cacau, é a melhor. 

  


Vale a pena também assistir ao pôr do sol da Fortaleza de Tapirandú. Passamos o Réveillon na Pousada com o Bira, a Ana e outros amigos que fizemos lá, foi muito lindo e de lá vimos os fogos de Salvador, Gamboa e Valença!


Lugares para comer bem? Adoramos o Casarão e a Cantina Barolo, mas não deixe de provar as cocadas da baiana da praça e nem de tomar um Aperol Spritz no Basílico. Muitos indicam a Toca do Morcego para assistir ao pôr do sol e também para balada, mas como nossa intenção nunca é balada em viagens e como tínhamos o pôr do sol mais lindo da vila, acabamos não indo. 




Toda viagem é uma experiência maravilhosa, nessa até Morro de São Paulo, além das paisagens lindas, conquistamos amigos e o melhor, nem um quilo extra, pois ladeira e degraus é o que não faltam por lá e, como eu disse anteriormente, tendo disposição e bom humor visite Morro de São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário