sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz dia Internacional das mulheres! Como?

Feliz dia Internacional das Mulheres! Nossa que honra! Temos até uma data somente nossa, uma salva de palmas... Mas o que vocês estão comemorando hoje mesmo? Por acaso estão comemorando o fato de terem sido presenteadas com um ramalhete de flores, caixas de bombons ou alguma joia?! Lindo, bucólico, romântico, mas NÃO NA MINHA DELEGACIA como diria Luiz Carlos Prates!


Antes de concluir o que penso sobre esse dia essencialmente comercial, vamos entender um pouco como tudo isso surgiu:

"História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


Objetivo da Data Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história." Fonte: Clique Aqui.

Pois 156 anos se passaram e a meu ver pouca coisa mudou, presenciamos com frequência na mídia, nas redes sociais e até mesmo em nossas próprias vidas histórias de violências não só físicas, mas principalmente verbais, que a meu ver machucam tanto quanto as agressões físicas e muitas vezes causam danos irreparáveis contra as mulheres. Diariamente, muitas são maltratadas, ridicularizadas, desvalorizadas pelos esposos, filhos, colegas de trabalho, etc... E para que? Para hoje e somente hoje serem lembradas com mimos... Ora me poupem de tamanha hipocrisia!


A mulher que tem amor próprio não se importa e com certeza não ficará chateada ao ser "esquecida" no dia de hoje, porque essa mulher de fibra e coragem, com certeza, é lembrada e valorizada em todos os dias de sua vida e tenho certeza que é isso que todas querem! Minhas sinceras desculpas às iludidas de plantão, mas antes de agradecerem ou se enaltecerem com os presentes que provavelmente receberão hoje, reflitam se eles são ou não meramente símbolos que lhes foram oferecidos por obrigação que os hipócritas acham que têm! E tenho dito!

Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar e-mail para: crisianiii@hotmail.com

4 comentários:

  1. Muito bom Crisi, você disse tudo!!! comemorar o que? o "sucesso" da Geisy Arruda. hã? que que é isso!! Thays

    ResponderExcluir
  2. Mas não deixa de ser uma conquista gente! E eu homenagiei sim duas grandes mulheres! Não deixa de ser uma data para lembrar de mulheres que nos inspiram e que nos orgulham! Já que muitas vezes, o tempo passa e esquecemos de agradecer ou homenagear! Beijos, Daia!

    ResponderExcluir
  3. Ah e mais! Muitas são espancadas, agredidas e na hora H, de condenar o bandido, elas voltam atrás e o perdoam, e voltam a apanhar.
    Ah e mais...a luta pela valorização da mulher levou muitas a altos cargos, inclusive a nossa Presidente da República.
    ehehehehehe, me empolguei gente. ehehehehehe
    Daia

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo que você disse Daia, mas o que me indigna e me fez desabafar e falar realmente o que eu acho é justamente o fato de muitas serem agredidas e etc., diariamente e acharem que tudo pode mudar porque ganharam um presentinho justamente do agressor, essa coisa de manter as aparências já era, ou melhor nunca foi, não acha? Ah e ressalto que não estou falando somente em agressão física, ok?

    ResponderExcluir