segunda-feira, 2 de julho de 2018

Colonia Del Sacramento

Como estávamos hospedadas em Montevidéu, inclusive num hotel novo e muito confortável em Tres Cruces (atravessávamos a rua e estávamos no terminal rodoviário) - Hotel Ciudadano Suites - compramos passagens pela COT e fomos até Colonia Del Sacramento, onde passamos uma noite para podermos aproveitar bem a pequena cidade cujo centro histórico, desde 1995, foi tombado como Patrimônio Histórico pela UNESCO.





Muitas pessoas perguntam o que fazer em uma cidade tão pequena além de comer e beber, e comer e beber muito bem, diga-se de passagem. Bom, em um dia você conhece tudo, mesmo se fizer um bate-volta saindo de Buenos Aires ou de Montevidéu, mas a meu ver, para aproveitar bem é essencial passar uma noite noite por lá. Durante o dia aproveite para andar sem rumo pelas ruelas, subir no Farol, conhecer a famosa Calle de Los Suspiros, o Portão de La Ciudadela, a Basílica Del Santísimo Sacramento, a Plaza de Los Toros, o Porto dos Iates, além da Plaza Mayor, e ainda, se tiver sorte vai conseguir pegar algum dos museus abertos, passamos por vários e infelizmente estavam todos fechados. 





Aproveitamos que iríamos dormir lá e apreciamos o maravilhoso pôr do sol do Rio de La Plata, algo grandioso e um dos mais lindos que já presenciei. Ficamos numa pousada divina a La Casa del Virrey, com suítes temáticas com nomes de Reis e Rainhas de Portugal, ficamos na Suite Rei Fernando, linda e mega aconchegante. 





A Pousada era próxima do Porto dos Iates e também do centro histórico, onde estão os melhores restaurantes e vasto comércio de roupas de inverno. E como faz frio e venta muito nesta época do ano em Colônia a saída é agasalhar-se bem e beber bons vinhos para nos esquentarmos. Conhecemos quatro restaurantes, o Drugstore que almoçamos no primeiro dia, a comida não tem nada de surpreendente, mas o ambiente é interessante, todo colorido, alegre, muito lindo. À tarde tomamos um café com churros na beira do rio no El Torreón, com um mezanino bem legal para observar o rio e até mesmo o pôr do sol. À noite a orgia gastronômica continuou e jantamos no Pulperia de Los Faroles, simplesmente fantástico em todos os sentidos, desde ambiente, menu e carta de vinhos. E antes de voltarmos a Montevidéu não poderíamos deixar de passar pelo El Buen Suspiro para comermos uma boa picada de queijos acompanhada, é claro, por um excelente Tannat uruguaio - o melhor lugar do mundo para uma pessoa que como eu ama vinhos e queijos. 





Voltamos picando para Montevidéu, mas valeu a pena, a cidade é aconchegante, segura e linda; realmente nos projetamos para o tempo da colonização que, embora tenha sido fundada em 1680 por portugueses, por alguns períodos foi dominada pelos espanhóis, assim, podemos perceber a influência de ambos os povos no local. 


Calle de Los Suspiros

A título de curiosidade, a Calle de Los Suspiros, segundo lendas locais, levou esse nome por ser a última rua por onde os escravos passavam antes de serem executados, mas há quem diga que era um local de casas de prostituição por onde os marinheiros saiam ou entravam na cidade e suspiravam pela beleza das lindas "mulheres da vida", aí fica a critério de cada um em direcionar o devido "romantismo" para a pequena rua. 





Um lugar realmente surpreendente, repleto de carga histórica e que não pode passar em branco para quem estiver em Buenos Aires ou em Montevidéu. 

Um comentário: