terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Puerto Varas

Dezembro, "Rio 40 graus, purgatório da beleza e do caos" e o Mundo de Crisi que atualmente é o Mundo das Irmãs Graboski decolou para uma viagem muito gelada que incluiu Puerto Varas, travessia dos Lagos Andinos e Bariloche. Puerto Varas fica localizada ao sul de Santiago no Chile (+- 960 km), e a forma mais fácil de chegar até lá é pegar um voo até Puerto Montt e depois optar por seguir de carro alugado, transfer ou transporte público até Puerto Varas, a distância entre as duas cidades é de 25 km. 

Pôr do Sol em Puerto Varas

Como optamos por fechar os passeio daqui do Brasil - Só Viagens Turismo, falem com o Cristo, ele é demais - ao chegarmos em Puerto Montt já saímos direto para Frutillar, uma pequena e encantadora cidade; de origem alemã tem um charme todo especial, à beira do Lago Llanquihue podemos ter uma vista espetacular do vulcão Osorno, aproveitamos para caminhar, tirar fotos e degustar um pouco das famosas cucas alemãs, antes de seguirmos a Puerto Varas.




Após o passeio em Frutillar fomos para Puerto Varas, onde ficamos hospedadas num encantador Hotel em estilo alemão - Weisser Haus - bem no centro da cidade, próximo dos melhores restaurantes e pubs, próximo da avenida central o que nos permitia fazer tudo a pé. A costaneira que margeia o Lago Llanquihue é ótima para passear e andar de bicicleta, é onde tudo acontece, feiras de artesanatos, músicos ao ar livre, bem como onde há a famosa escultura da Princesa Licarayen, e como sou a louca das estátuas, claro que não parei de atormentar até não ir visitar Licarayen (pesquisem sobre a lenda da princesa, é muito linda).  



No dia seguinte iniciamos os passeios contratados, o primeiro foi até a charmosa cidade de Cochamó, parecia cenário de filme, e embora o seriado Once upon a time ter sido gravado no Canadá eu juro que em Cochamó me senti na floresta encantada da Rainha Má (risos).




O ponto alto da nossa estadia em Puerto Varas foi o terceiro dia, que resolvemos fazer o trekking no vulcão Osorno, por onde você passar verá Osorno, então por que não escalá-lo? E lá fomos nós numa exaustiva caminhada de 1,4 km (meu celular marcou 84 andares de subida, é muito inclinado mesmo), andando por rochas e areia vulcânicas, foi muito cansativo, as pernas sofrem muito, mas valeu a pena, a vista do topo do vulcão é incrível. Sua cobertura de chantilly, como muitos se referem, pode ser vista em qualquer época do ano, pois sua cratera está totalmente fechada pela densa camada de neve; a título de curiosidade, ele está adormecido desde 1869. 



As fotos não conseguem transmitir a beleza local, eu sempre digo a todos que sou muito suspeita em falar, pois eu realmente adoro o ecossistema chileno, com essa já são quatro idas ao país. Para não ficar muito longo e cansativo, farei outro post sobre onde comer e beber em Puerto Varas, mas antes de finalizar este quero agradecer ao Cristóvão, nosso guia chileno, ele tem uma agência nota 1000, a Só Viagens Turismo, muito prestativo e dedicado foi fundamental para nos incentivar a irmos até o fim do Osorno, quem precisar é só contatar por whatsapp que ele responde rapidinho e como nasceu no Brasil fala português. Fechamos com ele também o transfer do aeroporto ao hotel (passando antes por Frutillar). Fiquem agora com mais algumas fotinhos de Puerto Varas: 





Ah quase esqueço de informar que em Puerto Varas, nesta época de ano (dezembro), anoitece perto das 22h, então mesmo depois de um dia cheio de passeios pode-se aproveitar muito... comprar, comer e curtir a "noite"! Um lugar que amei conhecer!

2 comentários:

  1. Louco pra conhecer também. Mês que vez estaremos lá! Muito bom o post. Imitaremos. Exceto a parte do Osorno. Pretendemos subir o Villarrica em Pucón 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando vocês imitam, pois amo suas fotos e vídeos, queria ter essa paciência na hora de registrar os momentos.

      Excluir