domingo, 23 de agosto de 2015

Castillo San Felipe de Barajas

Erroneamente chamado de "castelo", o Castillo de San Felipe de Barajas trata-se de um forte construído pelos espanhóis e é considerado a maior obra militar espanhola do Novo Mundo, o forte original foi encomendado em 1630 e foi muito pequeno. A construção começou em 1657 no topo da colina San Lázaro 40m de altura. 



Fechamos um passeio com as tradicionais Chivas de Cartagena e fizemos um tour pela cidade, passamos por vários pontos turísticos com parada guiada pelo Forte de San Felipe. Como não poderia ser diferente o dia estava quente, mas a vista que temos da cidade lá do topo é bem gratificante. 




A construção é bem complexa, são vários túneis de conexão e pudemos visitar alguns deles, que são iluminados, a sensação de claustrofobia é constante, mas mesmo assim vale a pena conferir. O castillo é a maior fortaleza já construída pelos espanhóis em qualquer de suas colônias. Ele ainda é um destaque arquitetônico da cidade de Cartagena dos dias atuais, e os guias o consideram como primeira escolha que devemos fazer quando queremos visitar fortalezas. 


O guia que nos acompanhou foi muito atencioso e demonstrou que conhece muito bem a história local, nos explicou que o complexo sistema de túneis conecta pontos estratégicos da fortaleza e foi feito para distribuir disposições e facilitar a evacuação. Os túneis foram construídos de tal forma que qualquer barulho ecoa por todo o caminho, fazendo o possível para ouvir o menor ruído dos pés do inimigo se aproximando, e também tornando mais fácil para a comunicação interna.




Foi uma visita recheada de cultura e beleza e como eu ressalto em todos os posts: muita água, óculos de sol, filtro solar e chapéu, pois Cartagena foi a cidade mais quente e úmida que visitei nos últimos anos, então toda proteção é bem-vinda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário