segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Manneken Pis

Aqui estou eu novamente a comentar sobre as coisas que vi em Bruxelas, o fato é que adorei o local por vários fatores.


Embora muitos achem o monumento meio vulgar, o Manneken Pis (garoto a urinar) é um monumento de Bruxelas, e trata-se de uma estátua feita de bronze, com 30 cm de altura a urinar para um pequeno tanque, muitas pessoas quando se deparam com ela se decepcionam, afinal a ilusão ótica das fotos de cartões postais e até mesmo as que vimos na internet fazem com que ela pareça gigantesca.


Um pouco de sua história:

"No século XVIII foram várias as tentativas de roubar a estátua, sobretudo pelos exércitos francês e britânico em 1745. Mas foi o roubo de 1817, por um ex-condenado, Antoine Licas, que provocou mais alarme: o ladrão despedaçou a estátua pouco depois de a ter roubado. No ano seguinte foi feita uma réplica que ocupa o lugar da estátua original, e é essa cópia que vemos hoje.


A inspiração para tão famosa estátua continua desconhecida, e o mistério levou à criação de rumores e fantasias, aumentando o encanto deste rapazinho. Uma das versões conta que, no final do século XII, o filho de um duque foi encontrado a urinar contra uma árvore no meio de uma batalha e foi por isso celebrizado numa estátua de bronze como símbolo da coragem militar do país." (Fonte Wikipédia).


Atualmente, durante as festividades belgas a estátua é fantasiada de acordo com a comemoração e encontramos várias réplicas com motivos divertidos dela pela cidade, como na imagem acima onde ele é usado como garoto propaganda de uma confeitaria. Ela pode até ser vulgar, mas é bem fofinha não acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário