quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Lisboa - Portugal by Daia Graboski

Vocês não verão um céu tão azul quanto este em outro lugar da Europa” – esta frase foi dita por um português quando falamos a ele quais seriam nossos próximos destinos. Apesar de termos tido muita sorte com o tempo, afinal era verão, tive que concordar com ele.  A impressão que dá é que o céu está mais próximo e a junção do Rio Tejo com o céu é divina.

 “Telemóvel" sobre o Tejo

Ficamos quatro dias pelas Terras de Cabral e posso dizer que foi só para petiscar, porque quero voltar e explorar um pouco mais, tem muita coisa para fazer e Lisboa é só o começo.

Praça do Comércio e Arco da Rua Augusta

Iniciamos nosso passeio pela praça do comércio no centro histórico de Lisboa, local que acolheu por séculos muitas chegadas e partida de embarcações, localizada à beira do Rio Tejo. Dali cruzamos o arco da Rua Augusta e começamos uma longa caminhada para conhecermos de verdade e a pé o centro histórico. O único meio de transporte que utilizamos neste passeio que durou parte da manhã até o fim da tarde foi o bonde ou elétrico 28. Este meio de transporte super charmoso nos levou do Chiado até o bairro da Alfama.

 Elétrico 28

 Ruelas por onde o bonde passa

Pernas para que te quero! Deixe-se levar pelo clima de Lisboa e pode apostar que usufruirá de bons momentos. As ruas em forma de labirintos e as roupas nos varais do bairro da Alfama, os prédios históricos com paredes de azulejos misturados às lojas de grifes e livrarias do bairro Alto, os cafés do Chiado e os artistas de rua mostrando para quem passa um pouco do Fado, com suas canções que representam a alma portuguesa e sua trajetória, classificado patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Escadarias que levam ao bairro Alto

A Brasileira Café

 Vista do Bairro da Alfama

E os pastéis de Belém? Delícia da culinária portuguesa, a visita pela cidade não estará completa sem a ida à Torre de Belém e em seguida sentar à beira do Tejo na confeitaria que vende os tradicionais pastéis de Belém, servidos quentinhos, perfeitos para acompanharem um bom café.


Torre de Belém – fora construída como forte para defensiva contra ataques à capital portuguesa.

E a Lisboa moderna não ficou fora do nosso trajeto. Esta parte de Lisboa é um projeto ambicioso e que deu muito certo, iniciado em 1988 para receber a Expo 98, hoje abriga atrações como o Oceanário de Lisboa e ali pertinho o teleférico que leva até a Torre Vasco da Gama com uma fantástica visão dessa parte nova da cidade e do Rio Tejo. Nesse lado Oriental  da cidade foi construído a Gare do Oriente, um projeto suntuoso que abriga estação de metrôs urbanos e trens que levam a toda parte de Portugal.

 Vista do Parque das Nações

Torre Vasco da Gama – atrás dela passa a Ponte Vasco da Gama, a maior em extensão de toda a Europa.

Partida para o Porto pela Gare do Oriente

Um post é pouco para tantos detalhes, mas se for a Lisboa não deixe de sentar no fim tarde no calçadão da Rua Augusta ou num dos restaurantes próximos à Praça Dos Restauradores para se deliciar com os indescritíveis bolinhos de bacalhau e com os queijos de vaca e de ovelha curados acompanhados sempre de um bom vinho ou de um Imperial (para nós, chopp), sem contar a sempre presente música ao vivo dos artistas de rua. E mais, quando comparada com Espanha e França, Portugal é o país com os preços mais acessíveis para compras.



Caros leitores acho que não preciso complementar nada, a não ser lançar o meu tradicional agradecimento pelo tempo que a nossa querida Daia tirou para nos contar um pouco sobre essa experiência de viagem fantástica. E como eu costumo dizer: minha vontade é de sair correndo rumo às Terras de Cabral!

Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar e-mail para: crisianiii@hotmail.com

5 comentários:

  1. Daia e Crisi...adorei!!! conhecer portugal foi o maximo..é um pais realmente lindo!!! bjoes

    ResponderExcluir
  2. Esses post são uma maldada. Que vontade de viajar. Ótima descrição, Daia. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Fantástica, tá aí um dos tantos motivos de gostar de viajar, viajar é parte da minha vida. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Tudo de bom mesmo! Viajar (conhecer o mundo) é a única coisa que dá sentido à vida! Crueldade é pouco Ana, hehehehe! Obrigada pela visita meninas, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelos comentários, Liza, Ana e Kenia. Fico bem feliz que pessoas queridas como vocês passem por aqui para ler. Beijos.

    ResponderExcluir