terça-feira, 29 de maio de 2012

Queijo Pecorino Romano

Conheci esse queijo na sexta-feira passada quando estava procurando bons queijos para acompanhar um vinho. Foi então que encontrei o Pecorino, como não achei um dos meus favoritos – queijo Grana – resolvi experimentá-lo.

O queijo Pecorino é feito 100% com leite de ovelha, o sabor é similar ao do queijo Grana com o diferencial de ser mais intenso – no que pese sua intensidade, senti que ele é mais leve que o Grana.


Como gostei muito, procurei referências na internet sobre o produto e encontrei na Wikipédia um resumo que o define perfeitamente:

O queijo pecorino é o queijo italiano feito de leite de ovelha (pecora significa ovelha em língua   italiana). É um queijo duro, compacto, com sabor forte (dependendo do grau de maturação), muitas vezes usado em culinária, ralado. Existem vários tipos de pecorino, um dos mais conhecidos é o pecorino romano, fabricado na região próxima de Roma."


Realmente ele deve ficar perfeito ralado sobre qualquer espécie de massa, agora só resta testar!


Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar seu e-mail para: crisianiii@hotmail.com

12 comentários:

  1. A título de contribuição, o queijo Pecorino Romano, é um queijo de origem milenar, surgiu na Itália há mais de 2.000 anos, de massa dura, curado, sua maturação é de no mínimo 8 meses.
    É um queijo forte, para quem aprecia um paladar mais acentuado. É muito utilizado na cozinha internacional na Pizza, também é a base do molho pesto e pode ser utilizado como um queijo de mesa, com acompanhamentos que mesclem o doce e o salgado.Ralado sobre uma bela "pasta" confere um excelente sabor e também excelente ralado na a salada, combinado com "Aceto balsamico" subtitui outros temperos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline, inclusive o que eu comprei foi um Gran Mestri, eu já achei mais suave que o grana, ele desce macio... Nossa pense ele ralado no carpaccio, deve ficar uma loucura!!! Bjs

      Excluir
  2. Oi Crisi! Olha só, esses tempos meu namorado conheceu a fábrica dos Queijos Grana, e eles tem um de ovelha tb, MARAVILHOSO! na verdade eu achei mais forte que o do leite de vaca, mas enfim, é realmente demais. Na frente da Havan tem um prédio comercial (de esquina) e lá tem o escritório dos Queijos Grana, quem sabe lá você fique sabendo onde encontrar. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é eu sempre encontrava o queijo Grana no Celeiro, agora faz tempo que não encontro mais. Sim eu achei o de ovelha forte também, mas achei ele mais leve ao degustar sabe quando "bate no estômago"??? Heheheheh, por isso disse que era mais leve. Nossa meu sonho conhecer uma fábrica de Queijos Grana, eu iria me desgraçar, bjs...

      Excluir
    2. Crisi se o teu sonho é conhecer uma fábrica de queijo Grana esse eu realizo pra ti... Hehe. Vamos marcar uma visita a fabrica da Gran Mestri. Outra coisa no Celeiro eles mudaram de lugar, o Gran lá não falta Pq sempre pego na sexta. Bjos.

      Excluir
    3. Jura Aline? Eu aceito o convite nossa que tudo! Imagine! Onde fica a fábrica? Pois é, eu sempre comprava o Grana Gran Mestri lá, mas semana passada não achei, vai ver que foi por causa da mudança de lugar mesmo.
      Vamos marcar a visita então, bjs...

      Excluir
    4. Dia 18 de agosto vai ter a inauguração da Nova Planta Industrial, onde vamos lançar toda a linha diferencial...Manteigas diferenciadas, gourmet...
      fica em Guaraciaba, já poe na agenda ;)
      Hoje tem degustação de Grana Padano e Pecorinos no Brasão Avenida.
      Bjs.

      Excluir
    5. Ah legal, vou me programar então. Bjs

      Excluir
  3. Ai que delicia... O queijo... A visita... Queria provar e visitar tbem!!!!!!! Bjos guriassssss!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, dia 18 de agosto, estaremos inaugurando a nova planta industrial, com show room e visitas técnicas que serão sempre nos finais de semana. Quando quiseres fica o convite. Bjs.

      Excluir