sábado, 15 de junho de 2013

Oberammergau

Quando você era criança como imaginava as cidades citadas nos contos de fadas? Quando conheci Oberammergau tive a certeza de que estava no meio de um daqueles lugares que só existem nas histórias e fábulas infantis. 



Situada no sopé dos Alpes alemães é uma das mais características cidades da Baviera, é famosa por suas pinturas "Tromp d'oeil" que decoram praticamente todas as lindas casas da vila. 



Oberammergau é uma cidade bem romântica e sua arte não se limita somente às pinturas nas paredes, lá, a tradicional escultura em madeira é vista por todos os cantos. Pelas fachadas das construções percebe-se a alta religiosidade do local, uma cidade alegre, com um estilo de vida bem típico da Baviera, seus bares estão sempre cheios, seus moradores são muito alegres e os visitantes são contagiados por esse estilo de vida. 



Outro aspecto que torna o local tão especial é a Festa da Representação da Paixão de Cristo, a mais famosa do mundo. Essa Representação ocupa cerca de 2200 pessoas de Oberammergau, quase metade de sua população (decorrente de uma promessa feita há quatro séculos pelos antigos habitantes durante a Guerra dos Trinta Anos). No meio do conflito, em 1632, a peste negra quase extinguiu a aldeia. Abalados pelo desespero de presenciarem a morte de parentes e amigos, os moradores juraram que se sobrevivessem à peste encenariam, eles mesmos, um espetáculo sobre o sofrimento, morte e ressurreição de Cristo, a cada dez anos. Coincidência ou não, o fato é que mais ninguém morreu da doença, por isso, até hoje se cumpre a promessa a cada dez anos. 



Atualmente a cidade virou um importante ponto turístico e atrai milhares de vistantes que se encantam não só com a bela arquitetura, mas também com toda a beleza natural que cerca Oberammergau. 

Um comentário: