terça-feira, 4 de junho de 2013

Rue Mouffetard

Não pensem que Paris é apenas Torre Eiffel, Museu do Louvre, Arco do Triunfo e Avenida Champs-Elyssés, Paris vai além. Após ler o livro Encontre-me no Café em Paris, que já foi assunto por aqui, fiquei curiosa para conhecer uma das mais antigas e encantadoras ruas da Cidade Luz, estou falando da Rue Mouffetard


Fiquei realmente surpresa quando sem querer esbarrei na placa que indicava o caminho da Bibliotèque Mouffetard, fiquei tão feliz que não pude esconder e comecei a berrar: __ é aqui, é aqui, eu achei. Afinal perguntei para várias pessoas e ninguém ouvira falar do local, impressionante! Como eu estava voltando do jantar resolvi que o destino do dia seguinte já estava traçado: conhecer "la Mouffe", como é carinhosamente chamada. 



São aproximadamente 650 metros que, a meu ver, exalam cultura e tranquilidade. Muitos estudantes passam por lá e o melhor poucos, mas bem poucos turistas, diferente do tumulto usual da capital francesa. Um lugar para relaxar, comprar um bom vinho e, sem dúvida, encontrar os saborosos e inigualáveis queijos franceses. Comprei um vinho maravilhoso e fui muito bem atendida, por um rapaz português inclusive, numa loja local - La Fontaine aux Vins.


A rua começa na Place de La Contrescarpe e se estende até as proximidades da Igreja Saint-Médard, e foi na Rue de Descartes (prolongamento da Mouffetard), que Ernest Hemingway alugou um quarto, e segundo reza a lenda seu espírito vaga até hoje pela Place de la Contrescarpe acompanhado pelo de Édith Piaf. 



Mesmo com toda a chuva que rolou por lá, caminhar pela Mouffetard foi agradabilíssimo, a arquitetura antiga, o farto mercado e os atraentes restaurantes e bistrôs conferem um ar todo especial ao local.


Para chegar até lá peguei um táxi, já que ninguém conseguia me explicar o caminho, mas no fim do passeio e próximo à Igreja de Saint-Médart fica a estação de metrô les Gobelins, o que facilitou tudo, pois além de barato é muito fácil transitar de metrô por Paris. 



Minha conclusão: para sentir toda a boêmia e até mesmo a nostalgia dos tempos da antiga Paris explorar a Rue Mouffetard é uma ótima escolha. Lá pude entender melhor a paixão que Hemingway tinha por Paris, afinal "Paris é uma festa"!

Um comentário:

  1. Crisi que legal!!!! Estava com saudade das tuas postagens, bjo, Sil.

    ResponderExcluir