sexta-feira, 15 de junho de 2018

Caravana Ancestral

A cerca de 8 km do centro de San Pedro de Atacama está a pequena localidade de Ayllu de Coyo, onde eu, a Daia e o nosso amigo que conhecemos durante a viagem, o Henrique, realizamos um tour conduzindo lhamas pelo meio do deserto. Vou abrir um pequeno parênteses para falar das amizades que fizemos em cada viagem. Na minha opinião é uma das coisas mais fantásticas que existe, conhecemos pessoas do mundo todo, e o melhor, durante  as experiências mágicas que vivemos, e o Henrique foi uma dessas pessoas, logo de cara quando ele entrou na van para fazermos o primeiro passeio do Deserto já houve reciprocidade entre nós. Assim, acabamos fechando esse passeio com as lhamas nós três. 




Durante quase duas horas de caminhada conduzimos Moro, Blanquita e Tiri pelo Deserto, juntamente com a guia, moradora local de apenas 18 anos de idade que além de nos ensinar a conduzir lhamas, nos deu uma verdadeira lição de vida, com palavras que, certamente, ficarão gravadas pra sempre em nossas memórias.  




Caminhamos até o pôr do sol e ficamos impressionados com a consciência ecológica do povo chileno, no fim do passeio as palavras da guia -  que peço desculpa por não recordar o nome - nos emocionaram tanto que nossos olhos encheram de lágrimas, e o melhor de tudo, a lhama Tiri estava prenha e adivinhem qual vai ser o nome da pequena lhama que nascerá em breve? Sim, Crisi, os nativos conseguem identificar se o bebê lhama será macho ou fêmea, então, haverá uma lhama Crisi para os próximos passeios no deserto. 




No fim do passeio, como de costume, nos foi oferecido um coquetel com vinhos e aproveitamos para conversar um pouco mais ao pôr do sol, e logo voltamos para o centro de San Pedro, porque a noite caía e já estava ficando frio. Um passeio que eu não me interessei quando fechei os demais, mas que chegando no Atacama percebi que poderia ser válido e realmente foi, principalmente por tudo que ouvimos de uma jovem tão nova e ao mesmo tempo tão sábia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário