quinta-feira, 21 de junho de 2018

Salta - La Linda

Após cerca de dez dias explorando as belezas naturais do Deserto de Atacama eis que partimos em direção à Salta - norte da Argentina. Considerada uma das maiores cidades do país, com cerca de 600 mil habitantes, Salta é ao mesmo tempo cosmopolita e cheia de tradições e cultura indígena. A primeira coisa que fizemos foi seguir para um tour guiado que sai todos os dias da frente da igreja matriz, conhecido como Salta Free Tour, há guias que falam em espanhol e em inglês e por quase três horas percorremos os pontos turísticos. Para usufruir deste passeio basta procurar os guias com suas jaquetas laranjadas e o serviço está disponível de segunda a sábado às 10 da manhã, a contribuição é espontânea. 

 Monumento ao General Martín Miguel de Guemes

Basílica de Salta

Igreja de São Francisco

Após uma enxurrada de história local e conhecendo todos os pontos turísticos decidimos quais visitar; não deixe de pegar o teleférico que leva ao Cerro San Bernardo para poder admirar toda a cidade e beber uma boa Quilmes nas alturas. Outra atração imperdível é o Museu de Arqueologia de Alta Montanha que guarda os três maiores tesouros de Salta - Los Niños de Llullaillaco, três múmias incas de crianças encontradas próximas a um vulcão da região, em perfeito estado de conservação. Fotos não são permitidas dentro do museu e a exposição dos Niños, tendo em vista a preservação dos corpos, é itinerante. 

Vista de Salta do Alto do Cerro de San Bernardo

Niños de Llullaillaco

Pelos bairros de Salta

No centro histórico, ao redor da Praça 9 de Julio há vários cafés e restaurantes maravilhosos e um dos melhores e que serve o melhor da culinária salteña é o Aires Caseros, gostamos tanto que fomos duas vezes, a primeira vez que fomos provamos um combo de delícias locais, com as tradicionais empanadas salteñas, tamales e humitas (parecem uma pamonha) e locro ensopado tradicional com feijões, milho, tomates e temperos diversos) - uma big entrada que valeu como almoço, pois é muito bem servido. 



Empanadas do Hotel Brizo Salta - as melhores

Ficamos hospedadas no Hotel Brizo, é bem no centro, próximo dos melhores restaurantes, pontos turísticos e pubs, e possui um maravilhoso bar e restaurante no terraço, que na minha opinião serve as melhores empanadas do mundo, além disso a noite de Salta é bem agitada e não faltam atrações. A cidade é segura e pode-se caminhar tranquilamente durante a noite, claro que como em qualquer grande centro sempre tomando os devidos cuidados. E que tal curtir o melhor da MPB com muito vinho argentino e comida peruana? Combinação exótica não? Então a melhor pedida é o Viracocha, restaurante peruano e culinária andina, lugar maravilhoso com atendimento impecável. 




Salta surpreendeu, uma pena que ficamos poucos dias e não conseguimos desfrutar melhor de tudo que a cidade oferece, pois estando hospedadas lá tiramos um dia para irmos para o Cerro de Las Sete Colores e outro dia Cafayate, ficamos com um "gostinho de quero mais", afinal com toda a razão Salta merece o título de La Linda. 

Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar e-mail para: crisianiii@hotmail.com

2 comentários:

  1. Quero conhecer Salta! Até que, na cidade, tem um tanto de coisa pra fazer. Não sabia. Achei as construções bonitas. Ótimo o post!

    ResponderExcluir