sexta-feira, 22 de junho de 2018

Quebrada de Humahuaca

No terceiro dia em Salta fomos visitar a Quebrada de Humahuaca, o Cerro de Las Siete Colores, Purmamarca e Tilcara. O que caracteriza toda essa região são suas montanhas coloridas, como o Cerro de Las Siete Colores e a Paleta do Pintor, além de sua flora caracterizada por cactos gigantes. Justamente por causa de seus montes coloridos e natureza exuberante, a Quebrada de Humahuaca foi declarada Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade pela UNESCO e recebe anualmente turistas de todo o mundo, principalmente europeus, como pudemos observar. 




Em Purmamarca visitamos o Cerro de Las Siete Colores e a feira de artesanato local, o artesanato é basicamente o mesmo que vimos em San Pedro de Atacama, com a diferença de ser muito mais barato. Paramos ainda para fotografarmos o Trópico de Capricórnio e também passeamos pelo Jardim Botânico de Altitude de de Tilcara, onde conhecemos igualmente as Ruínas de Pucara. 




Já na ida percorremos uma estrada em meio a uma mata fechada que segundo o guia é a selva morada do famoso puma argentino, conhecida como estrada real, a natureza se mostrava exuberante. Não tivemos a sorte, ou quem sabe o azar de nos depararmos com a fera. 




Em Humahuaca, após percorrermos suas ruas estreitas e admirarmos a arquitetura local composta principalmente por casas de adobe com tetos de cana e lama. Fizemos uma pausa para o almoço (havia carne de lhama no cardápio e não tive coragem de pedir, diferente do Chile que elas são animais de estimação, na Argentina elas são alimento), para então iniciarmos o retorno a Salta,visitamos na pequena aldeia de Uquia, onde apreciamos as obras rústicas da pequena igrejinha e ainda aproveitamos para comprar mais artesanato (risos). 




Foi um dia bem cansativo, porém proveitoso, pois fizemos várias paradas, o percurso dentro do carro geralmente era longo e a estrada da ida muito cheia de curvas e trechos perigosos, mas foi um passeio que eu considero imperdível, pela quantidade de obras da natureza que existem entre a Província de Salta e de Jujuy. E assim caros leitores, encerro meu resumo sobre nossa viagem de férias de abril, uma proposta diferente de viagem, onde a busca por paisagens perfeitas desde San Pedro de Atacama até Salta foi o nosso objetivo. Até a próxima pessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário