sábado, 30 de junho de 2018

Montevidéu

Está aí sem fazer nada e cansado das mesmas programações? Que tal passar um fim de semana em Montevidéu? Uma cidade boêmia, repleta de pubs, bons restaurantes e cercada por vinícolas maravilhosas. Eu e a Daia passamos a semana por lá, resolvemos ficar alguns dias a mais porque queríamos conhecer a Vinícola Bouza e também Colônia Del Sacramento.

Primeiramente gostaria de dar algumas dicas de como se locomover do aeroporto que fica em Canelones até Montevidéu. Como optamos em andar só de uber e havíamos lido que era fácil pegar em qualquer lugar acionamos o app desde a chegada ao aeroporto de Carrasco, então aí fica a dica, geralmente os motoristas de uber não pegam passageiros no aeroporto, eu solicitei três vezes e cancelavam minhas viagens, acabamos pegando um Remis que custou cerca de R$ 100,00 até nosso hotel que ficava em Tres Cruces (reais são facilmente aceitos). Após questionando os motoristas de uber fiquei sabendo que em Canelones o app é proibido e caso algum motorista for barrado pegando passageiros no aeroporto é multado. Para ir de Montevidéu até o aeroporto de uber não há restrição alguma, o que é proibido é a viagem reversa. Outra dica importante, não faça o câmbio de moeda no aeroporto, a cotação é a pior que existe, no centro da cidade e nos shoppings encontram-se várias casas de câmbio com taxa bem melhor, sendo que é importante ressaltar que dólares e reais são bem aceitos em vários hotéis e restaurantes.

A melhor maneira de conhecer a cidade é pegar o Bus Turístico, ele faz onze paradas e é possível conhecer tudo e não ficar apenas vinculado à Rambla e Plaza de La Constituición. Com ele percorremos toda a Capital do Uruguai, conhecemos parques lindos como o Parque Rodó, o Jardim Botânico e o Parque Prado, além de fazermos as paradas tradicionais na Puerta de La Ciudadela e no Mercado del Puerto, etc... Caso opte por fazer esse passeio no domingo, que foi o que fizemos, pode-se ainda conhecer a famosa feira de Tristán, que só acontece nos domingos, famosa por seu mercado de pulgas, por óbvio que eu não quis conhecer, afinal todos sabem que tenho pânico, pavor, de todo e qualquer tipo de feira. Uma dica preciosa para quem optar por fazer compras na Tristán, todo cuidado é pouco, pois a concentração de batedores de carteira é grande no local.

Parque Rodó
 Plaza de La Constituición
Parque Prado - Monumento a la Diligencia

Nós chegamos próximo ao meio dia e fomos direto ao Mercado Del Puerto para almoçarmos, o local tem ampla variedade de restaurantes, mas não são os melhores, na minha opinião para comer uma boa parrilla eleja o Don Peperone e para provar o famoso chivito (sanduíche com filé bovino, queijo, ovo, bacon, alface, tomate, acompanhado de fritas) vá até o La Pasiva, estes restaurantes são de grandes redes e são facilmente encontrados.

Filé do Mercado del Puerto
Chivito do La Pasiva
Parrilla do Don Peperone

Passeamos também pela Rambla e é claro que tiramos a tradicional foto no letreiro de Montevideo, além de irmos até o Farol de Punta Carretas.

Passear, comer, beber um bom Tannat ou uma Patricia para os apreciadores de cerveja, são as coisas tradicionais para se fazer em Montevidéu. Alguns pubs que eu indico são o Bardot (espetacular, nome dado para homenagear a atriz Brigitte Bardot), que fica em Punta Carretas, bairro muito lindo e que vale a pena ser explorado, e também o Fun Fun e o The Shannon Irish Pub localizados na cidade velha. Tres Cruces é outro bairro bem legal para se conhecer, com um shopping de mesmo nome e terminal rodoviário anexo, é ponto de partida para quem sai da cidade para conhecer Punta Del Leste ou Colônia Del Sacramente, e pasmem, não é um bairro que lembra as desgraças que vimos por aqui aos arredores das rodoviárias, é tudo muito limpo, organizado e a Rodoviária com shopping no mesmo prédio é um espetáculo, além de ser bem pertinho do Estádio Centenario e do Obelisco.

Como eu mencionei, ficamos mais que um fim de semana pois fomos conhecer Colônia e a Bodega Bouza, assuntos para outros posts que virão em seguida, então caros leitores hasta la vista.