terça-feira, 19 de junho de 2018

Tour Astronômico

O Deserto do Atacama -  considerado o mais árido do mundo - abriga noites de tirar o fôlego, com a paisagem considerada como "as noites mais estraladas do mundo" surpreende os turistas, pois o céu fica muito limpo em quase todas as épocas do ano. Tivemos a sorte de conseguirmos encaixar o tour astronômico, pois para que a lua, as estrelas e os planetas sejam bem observados não pode ser noite de lua cheia, pois sua luz é muito intensa. 


Conjuntamente, países da Europa, Chile, Estados Unidos, Japão e Taiwan uniram esforços para construir o ALMA - maior projeto astronômico do mundo. O telescópio formado por 66 antenas pode detectar luz em comprimento de ondas invisíveis ao olho humano, podendo também registrar imagens inéditas do nascimento de estrelas e galáxias nas primeiras etapas do Universo. Ele também pode estudar a distribuição das moléculas que se formam no espaço entre as estrelas. "A principal característica do ALMA é observar ondas milimétricas e submilimétricas – o que pouquíssimos telescópios conseguem. Normalmente, essas ondas são bloqueadas pela atmosfera, principalmente as moléculas de água. Por isso, o deserto do Atacama, um local muito seco e alto, foi o melhor lugar do mundo para sua construção”, disse Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos. (Fonte: clique aqui)


Não conseguimos visitar o ALMA, pois a fila de espera é de quase três meses (então quem pretender visitar o ALMA precisa se programar), mas fizemos um tour astronômico onde conseguimos observar Júpiter, Saturno e seus anéis, várias constelações e o ponto alto da noite -  a Lua - e o melhor, o astrônomo responsável tirou uma foto da lua via telescópio pelos nossos celulares. Uma experiência única, para ser vivida longe dos nossos flash de câmeras fotográficas ou celulares, algo para ficar marcado e só quem observou saber descrever o que vivenciou. Simplesmente fantástico. 

Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar e-mail para: crisianiii@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário