sábado, 2 de junho de 2012

Bento Gonçalves

Faz certo tempo que venho pedindo esta dica de viagem para a minha irmã Daia, hoje ela teve um tempinho e nos presenteou com a maravilhosa experiência que teve em Bento Gonçalves – RS, vamos às dicas:

"Mais um feriado está se aproximando e, para quem está pensando em sair da cidade, mas não quer ir tão longe, uma dica é a cidade de Bento Gonçalves na Serra Gaúcha. Atrações não faltam, seja para ir a dois, com amigos ou em família. 



Comece o dia com um ótimo café da manhã, lá todos os hotéis oferecem café da manhã incluído na diária. Ficamos no hotel Casa do Chalé (para conhecer clique aqui), ambiente silencioso e confortável com um ótimo serviço. 


Siga para o Vale dos Vinhedos, e não tenha pressa, são inúmeras vinícolas com parada obrigatória (sim, você não terá coragem de deixar nenhuma para trás), além das cafeterias, restaurantes com comida típica italiana e o Parque Vivatto, outro lugar maravilhoso e imprescindível. Lá se pode tomar sorvetes, comer chocolates com café, beber um espumante, precisa falar mais alguma coisa? O lugar é tudo de bom mesmo.



O vinho que mais gostei no Vale dos Vinhedos foi o Vallontano Tannat Reserva 2008. É um vinho de muita personalidade e me chamou atenção, pois quando degustei fazia aproximadamente 4 horas que a garrafa havia sido aberta –  segundo a funcionária da Vinícola e Bistrô Vallontano – e o vinho ainda estava maravilhoso. Não hesitei e trouxe para casa. Detalhe, as garrafas são numeradas, pois possuem edição limitada. Infelizmente não é um vinho comercial, só é encontrado lá e através do contato disponibilizado no site (para maiores informações clique aqui).



À noite o jantar no Ristorante Pirandello não pode faltar. O rodízio de filés é delicioso e o atendimento é ótimo. Eles possuem uma carta de vinhos com os produtos da região e com vinhos internacionais. O sommelier nos indicou e nós aprovamos o Rastro dos Pampas, um cabernet sauvignon da Vinícola Guatambu de Dom Pedrito/RS.


Para finalizar nossa rápida passagem por Bento aproveitamos uma manhã para passear pelo Caminho de Pedras, outro lugar encantador, um acervo material de casas de pedra e madeira, cada uma dessas casas fabrica e vende seu produtos, o atendimento é feito por membros da própria família que vive ali. Lá o turista encontrará a Casa do Tomate onde a proprietária, de maneira divertida, conta um pouco da história do lugar. O estabelecimento que mais gostei foi a Casa da Erva Mate que vende o produto e todos os apetrechos necessários para um bom chimarrão. Para os aventureiros, o caminho pode ser feito de bicicleta, as paisagens são demais!



Espero que gostem!

Beijos, Daia."

Então gostaram? Como sou muito programada nas viagens e gosto de planejar tudo com muita antecedência, resolvi postar as dicas da Daia hoje, assim quem ainda estava sem idéias para a viagem do feriadão já pode começar a pensar nos vários destinos próximos e não menos charmosos que temos aqui no sul do país.

4 comentários:

  1. Adorei as dicas... Principalmente dos vinhos!!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  2. E da foto do Barril, Paty, gostou?? ehehehehe. Para você é pertinho para buscar uns vinhos. Essa região é tudo de bom. Daia.

    ResponderExcluir
  3. Estive rapidamente em Bento esses dias, amei tudo! Eles são muito preparados para receber turistas. Quero voltar com mais tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são muito receptivos, aliás como em toda a Serra Gaúcha, bjo.

      Excluir