quinta-feira, 30 de julho de 2015

La Cevicheria

La Cevicheria é um restaurante muito famoso de Cartagena, ideal para quem aprecia frutos do mar e ceviches, quem nos indicou foi uma amiga, então como ela elogiou muito e tirou fotos apetitosas não perdemos tempo e fomos conhecer. 




O lugar é agradabilíssimo, como mesas ao ar livre - ideais para um happy hour - todo decorado com tons azuis e brancos e com temas que nos remetem às claras águas do mar do Caribe. Como não fizemos reserva, conseguimos mesa apenas no interior do restaurante, mas valeu a pena, pois suas amplas janelas proporcionam uma vista bem legal da pacata vizinhança. 


O atendimento é exemplar, mal sentamos e pedimos nossas bebidas já chegaram os tradicionais chips colombianos - feitos com bananas fritas -  a cerveja é gelada e a gama de drinks e sucos refrescantes é grande. E para comer não poderíamos querer nada além de CHEVICHE! Eu e a Daia viciamos, não queríamos saber de outra coisa. O ceviche de camarão é fabuloso, é servido em três tamanhos, sendo que o médio serve perfeitamente duas pessoas. Há, ainda, pratos quentes à base de peixes e frutos do mar, ceviches mistos e o tradicional cheviche peruano. 




Os preços são razoáveis para o restaurante que é considerado um dos melhores de Cartagena, fica numa das encantadoras ruelas da cidade, perto da casa que foi do escritor Gabriel García Márquez e do sofisticado hotel Sofitel, certamente um lugar para voltar sempre. Amamos! 

Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar e-mail para: crisianiii@hotmail.com

sábado, 25 de julho de 2015

Playa Blanca

Para quem, assim como eu, adora passar horas "lagarteando" no sol o lugar certo é Playa Blanca Baru, lugar paradisíaco, com areia branca e com aquele mar azul que só o Caribe sabe proporcionar, já que as praias do centro de Cartagena nos desencorajaram, resolvemos comprar um passeio para Playa Blanca. 


Fechamos o pacote na agência de viagem do hotel que ficamos, preferimos ir de ônibus já que sofremos muito com os efeitos da maresia. Playa Blanca fica cerca de 50 minutos do centro de Cartagena e como a estrutura do local é meio precária aconselhamos levar água e para quem não consegue ficar muito tempo sem comer vale levar algumas frutas e salgadinhos. Como nosso pacote incluía e almoço e bebidas ficou mais tranquilo.


O lugar é fantástico, fizemos muitas amizades, o único problema são os vendedores ambulantes que não deixam ninguém em paz, a cada segundo aparece alguém te oferecendo massagens, bijuterias, roupas de praia, bebidas, etc..., sendo que o que mais se fala por lá é "no gracias", eu confesso que me irritei, pois não consegui tomar sol com tranquilidade. Uma dica: nunca, nunca, mas nunca mesmo fale que é brasileiro, porque aí sim eles aporrinham mesmo hahahahaha! 


O ideal é ir durante a semana e foi o que fizemos, porque nos falaram que durante o fim de semana o lugar é um inferno, lotado, então fomos numa terça-feira e estava bem legal, tirando os vendedores nos divertimos muito e pegamos um cor incrível, mesmo usando FPS 50 - obrigatório por lá, já que o sol é fortíssimo. 


Concluindo, para quem for a Cartagena, Playa Blanca é parada obrigatória, pois somente assim pode-se ter noção da maravilha que é o azul do mar colombiano. O Mundo de Crisi indica! 

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Cartagena das Índias

O que falar sobre esse lugar incrível? Realmente não sei por onde começar, foram seis dias maravilhosos que passei nessa moderna e ao mesmo tempo histórica cidade da costa do Caribe colombiano. 



Um pouco da história local:
"Quando os espanhóis chegaram à América do Sul em 1553 procurando o reino de Eldorado, eles desembarcaram em Cartagena. Hoje essa joia da arquitetura colonial está maravilhosamente restaurada, em particular dentro dos limites de sua autêntica e animada Ciudad Vieja, com construções dos séculos XVI e XVII. Sacadas de madeira, pátios floridos, ruelas estreitas, mansões imponentes que abrigam bons restaurantes, praças enfeitadas por palmeiras e cafés, igrejas seculares - turdo isso é protegido e cercado pelas muralhas da cidade, que somam cerca de 11 km de grossos muros e uma rede inexpugnável de fortificações do lado de fora. Um extraordinário exemplo de engenharia militar, esses fortes, erguidos para proteger a mais importante cidade colombiana do ataque de piratas, são os únicos do seu tipo na América do Sul."




Ficamos hospedadas no moderno bairro de Bocagrande, que fica fora da cidade murada, mas relativamente perto, cerca de 2 minutos de táxi - aliás, como nos contou um guia local, a denominação de cidade murada é errônea, pois os muros não são uma muralha e sim um forte com seus baluartes de proteção aos ataques que aconteciam no passado - tudo gira e acontece no centro histórico, então nossa parada obrigatória diária, íamos pra lá para almoçar e curtir o comércio ou para jantar e aproveitar os diversos pubs que renderão posts exclusivos. 



Aproveitamos o primeiro dia para andarmos de bicicleta, assim conseguimos ter noção de tudo que havia por lá, muitos restaurantes conceituados, cafés fabulosos, igrejas e praças com shows típicos. O comércio local também é muito rico, em meio a lojas de grifes famosas estão muitas tendas de artesanato, além de Las Bóvedas, espaço exclusivo para venda de souvenieres e artesanatos típicos da Colômbia. 




Indo para Cartagena não ficamos limitadas apenas ao centro histórico e a seus bairros mais badalados. As praias do centro da cidade, apesar de próprias para o banho, têm areia e águas escuras e a infraestrutura não é muito boa, então preferíamos ficar no hotel ou passearmos nas paradisíacas praias que ficam nas proximidades, onde podíamos curtir o verdadeiro e paradisíaco mar do Caribe, mas é claro que para o post não ficar muito cansativo elas terão exclusividade. Falando em praia filtro solar, chapéu, óculos escuros e roupas leves são fundamentais, já que as temperaturas nunca baixam de 30°C, é calor que não acaba mais. 



Enfim, Cartagena das Índias, que já foi cenário do filme O amor em tempos de cólera (baseado na obra de Garcia Márques), é simplesmente encantadora, um verdadeiro museu ao ar livre e certamente um dos 1000 lugares para conhecer antes de morrer!