Feriado de Primeiro de Maio e decidimos fazer um passeio que há muito tempo programávamos - As Cidades Históricas de Minas. Nosso ponto de partida foi Belo Horizonte, onde nos hospedamos, de lá partimos para São João del-Rei, Tiradentes, Mariana e Ouro Preto e conhecemos um pouquinho da Capital Mineira também. Claro que existem outras cidades históricas muito importantes, mas como nosso tempo era curto optamos pelas principais.
São João del-Rei: transite pela estrada real e chegue a uma das cidades mais encantadoras da nossa visita, por óbvio foi a que mais amamos, ela é uma das mais conservadas. Sua arquitetura barroca nos faz mergulhar na época da exploração do ouro no Estado, no século XVIII, lugar que exala arte, cultura e história. É a cidade natal de Tancredo Neves, que faleceu antes de tomar posse como Presidente da República, inclusive seu corpo foi velado na Igreja de São Francisco e Assis e está sepultado no cemitério que fica nos fundos dela.
Ficamos a manhã toda passeando por lá, conhecemos outras igrejas históricas como a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, construída em 1721, além do Memorial ao Presidente Tancredo Neves e o casario que até hoje é propriedade da Família Neves. São João del-Rei possui diversos museus e inúmeras manifestações culturais, suas ruas, pontes, chafarizes nos transportam ao passado e, sinceramente, queremos voltar para passar mais tempo por lá e usufruir todas as peculiaridades locais.
Tiradentes: É aquela cidade aconchegante, pequena onde todas as atrações turísticas concentram-se no Centro Histórico, percorra suas clássicas ladeiras com suas casinhas coloridas, visites as Igrejas, em especial a de Santo Antônio que é linda e proporciona uma vista incrível da cidade, deixe o carro de lado e caminhe, caminhe muito, e no fim do percurso sentar em um dos diversos bares ao redor da praça principal é a melhor maneira de relaxar, tomar um bom chopp gelado e divertir-se com a movimentação das ruas.
Definitivamente deveríamos ter passado a noite em Tiradentes, embora menos agitada que Ouro Preto é uma cidadezinha que tem bons restaurantes e vários bares legais e merece ser explorada com mais tempo.
Mariana e Ouro Preto: Duas cidades importantíssimas, Mariana que faz parte do nascimento do Estado de Minas, tendo sido sua primeira Capital no século XVIII, a maior cidade na extração do ouro durante o Império Português; e Ouro Preto, cidade que também é rica em cultura, igrejas lindas, e foi considerada fenômeno da extração do ouro, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Poderia passar o dia elencando qualidades históricas, a importância de ambas é indiscutível, mas onde quero chegar? Na nossa decepção em visitarmos lugares históricos tão mal conservados. Nossa vontade era de chorar ao ver aquelas igrejas magníficas, interditadas por falta de conservação, um pecado! Verdadeiro descaso ao nosso passado, às nossas origens!
Na minha opinião o que deveria ser proibido em Ouro Preto é aquela quantidade de carros e ônibus que transitam e estacionam no Largo do Museu da Inconfidência Mineira, praticamente impossível tirar boas fotos, além de comprometer a segurança das pessoas e turistas que transitam pelo local. E sim, não deixem de conhecer o museu, ele é simplesmente fantástico, com acervos como parte da forca onde Tiradentes foi executado, bem como o processo que o condenou, e diversas obras de Aleijadinho.
A Praça Minas Gerais em Mariana (e também cheia de vans e ônibus turísticos que estragam todo e qualquer registro) é onde conseguimos tirar a clássica foto das duas igrejas, a de São Francisco e Assis (interditada há mais de anos) e a de Nossa Senhora do Rosário, basta visitar a Casa da Câmara e Cadeia que ficam em frente e registrar, no meio está o Monumento Pelourinho.
Foi meio corrido, pois como falei fomos em um feriado, não conseguimos curtir muito a Capital Mineira, mas mesmo assim é um passeio muito interessante, nós realmente gostamos, não entramos nas minas por conta da fobia, mas quem gostar pode arriscar fazer uma visita guiada em Ouro Preto. Minas Gerais é um Estado riquíssimo, vale a pena explorar, mas optem por hospedarem-se nas cidades históricas para aproveitarem melhor! E afastem aquele pensamento de que tudo é desgraça e rompimento de barragens, não mesmo, é um Estado de povo hospitaleiro e que tem muito a nos oferecer. Conheça Minas!