O destino do recesso foi o Espírito Santo, e eu nunca imaginei que fosse um Estado tão lindo, o turismo não é divulgado nem explorado; moradores locais e residentes em Minas Gerais são os que mais frequentam as praias, serras e montanhas. Ficamos hospedadas em Vitória, que logo de cara nos encantou com um orla linda e bem estruturada para praticantes de caminhadas e ciclistas, pode-se atravessar quase toda a capital caminhando ou pedalando.
No primeiro dia fomos a Vila Velha para fazermos a trilha do Morro do Moreno, a entrada é gratuita e do topo avistamos paisagens e praias lindas, tando de Vitória como de Vila Velha, o acesso não é difícil e se você não possuir nenhuma limitação física pode percorrer o caminho tranquilamente. Subimos também o Morro do Convento da Penha, é bonito, mas alerto que a vista nem se compara a que temos lá do topo do Morro do Moreno.
Finalizando a trilha do Morro do Moreno fomos caminhando até a Praia do Canto, tentamos ir na Praia Secreta e como de secreta só possui o nome, retornamos para passar a tarde na Praia do Canto mesmo, pois era maior e não estava tão lotada como a Secreta. O interessante que podemos tomar sol com tranquilidade porque os vendedores ambulantes não ficam "enchendo o saco" como acontece em vários litorais brasileiros. A areia queima nos pés e o mar é bem perigoso, então minha dica para quem quer pegar uma cor no Espírito Santo é escolher um hotel com piscina. Claro que existem outras praias, nos indicaram Guarapari, mas como era muito badalada optamos por evitar aglomerações.
No dia seguinte alugamos um carro e fomos para Santa Teresa, na Serra do Espírito Santo. Santa Teresa é a primeira colônia italiana do Brasil, inclusive por lá chegaram nossos tataravôs. O Museu da Cultura Italiana estava fechado por causa da pandemia, e as degustações de vinhos e espumantes também estão suspensas, então não podemos afirmar se o vinho capixaba é bom. Aproveitamos o dia para percorrer o Circuito Vale do Caravaggio e visitar a rampa de voo livre (as condições climáticas não estavam propícias para voo, mas a vista é marvilhosa), passear pela Rua do Lazer e almoçamos num restaurante maravilhoso - Fabrício.
Último dia de Espírito Santo fomos para a praia, pois passado o feriado de fim de ano as praias esvaziaram, passamos a tarde na Praia de Camburi, próxima ao nosso hotel, sol, diversão e boas risadas.