quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Espírito Santo

O destino do recesso foi o Espírito Santo, e eu nunca imaginei que fosse um Estado tão lindo, o turismo não é divulgado nem explorado; moradores locais e residentes em Minas Gerais são os que mais frequentam as praias, serras e montanhas. Ficamos hospedadas em Vitória, que logo de cara nos encantou com um orla linda e bem estruturada para praticantes de caminhadas e ciclistas, pode-se atravessar quase toda a capital caminhando ou pedalando. 




No primeiro dia fomos a Vila Velha para fazermos a trilha do Morro do Moreno, a entrada é gratuita e do topo avistamos paisagens e praias lindas, tando de Vitória como de Vila Velha, o acesso não é difícil e se você não possuir nenhuma limitação física pode percorrer o caminho tranquilamente. Subimos também o Morro do Convento da Penha, é bonito, mas alerto que a vista nem se compara a que temos lá do topo do Morro do Moreno. 




Finalizando a trilha do Morro do Moreno fomos caminhando até a Praia do Canto, tentamos ir na Praia Secreta e como de secreta só possui o nome, retornamos para passar a tarde na Praia do Canto mesmo, pois era maior e não estava tão lotada como a Secreta. O interessante que podemos tomar sol com tranquilidade porque os vendedores ambulantes não ficam "enchendo o saco" como acontece em vários litorais brasileiros. A areia queima nos pés e o mar é bem perigoso, então minha dica para quem quer pegar uma cor no Espírito Santo é escolher um hotel com piscina. Claro que existem outras praias, nos indicaram Guarapari, mas como era muito badalada optamos por evitar aglomerações.


No dia seguinte alugamos um carro e fomos para Santa Teresa, na Serra do Espírito Santo. Santa Teresa é a primeira colônia italiana do Brasil, inclusive por lá chegaram nossos tataravôs. O Museu da Cultura Italiana estava fechado por causa da pandemia, e as degustações de vinhos e espumantes também estão suspensas, então não podemos afirmar se o vinho capixaba é bom. Aproveitamos o dia para percorrer o Circuito Vale do Caravaggio e visitar a rampa de voo livre (as condições climáticas não estavam propícias para voo, mas a vista é marvilhosa), passear pela Rua do Lazer e almoçamos num restaurante maravilhoso - Fabrício. 




O ponto alto da nossa viagem foi a ida ao Parque Estadual da Pedra Azul, fomos de carro para evitarmos aquele sobe e desce de ônibus de turismo, o lugar é fenomenal, caminhamos pela trilha da Pedral Azul, encostamos na pedra para fazermos os pedidos de 2021 e percorremos o início do Circuito do Lagarto; e para provarmos o famoso Café Jacu fomos até a Fazenda Camocim, lugar simplesmente mágico, não tínhamos vontade de sair de lá, atendimento espetacular, comidas ótimas e paz, PAZ é a palavra que define tudo aquilo. O proprietário da Fazenda veio falar conosco para explicar o futuro do local, que terá trilha de 20 km, possibilidade de acampar e ainda há projeto de construção de um hotel. Conhecemos a adega também - muito legal, onde nos mostraram uma verdadeira relíquia - um exemplar de 1892 do Chmapagne Victor Clicquot. 




Último dia de Espírito Santo fomos para a praia, pois passado o feriado de fim de ano as praias esvaziaram, passamos a tarde na Praia de Camburi, próxima ao nosso hotel, sol, diversão e boas risadas. 


Onde Comer em Vitória: os restaurantes que mais gostamos foram o Atlântica (para provar a famosa moqueca capixaba), Cantina do Bacco (culinária italiana), Porto do Bacalhau (culinária portuguesa) e o Triângulo das Bermudas para happy hour, barzinhos e lanches, um bar muito legal que fomos para comer comida de boteco foi O Barraco. O Quiosque do Alemão que fica na beira do mar é muito bem falado, mas não nos surpreendeu, esperávamos mais. 




Espírito Santo, Estado pouco desbravado e que vale a pena conhecer, outro pedaço mágico deste Brasil que adoramos visitar durante esse tempo cheio de limitações. 

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Bonito

Pandemia a mil pelo mundo e resolvemos tirar férias e conhecer um pouco do Brasil, fazia anos que tínhamos vontade de conhecer Bonito no MS, e agora com as passagens aéreas mais baratas para voos nacionais e a redução do número de turistas resolvemos arriscar.

Monumento Piraputanga - Centro de Bonito

Dica, escolham uma agência para fechar os passeios desejados, todas as atrações de Bonito são tabeladas, então não há necessidade de pesquisa de preços, nós escolhemos a Crisval Tur e o atendimento foi impecável, negociamos tudo por whatsapp e quando chegamos no hotel nossos vouchers estavam perfeitamente organizados por data de passeios na recepção da pousada. Outra dica interessante, alugar um carro no aeroporto de Campo Grande e fazer tudo por conta, assim evita-se aglomeração em Vans de Turismo. 


Nós fizemos os seguintes passeios Flutuação no Aquário Natural, Boia Cross Cabanas Aventura, Boca da Onça com direito a café da manhã, almoço e rapel, Mergulho com cilindro no Recanto Ecológico Rio da Prata, Flutuação no Rio Sucuri, Balneário Praia da Figueira e visitação ao Bio Park, projeto muito interessante de resgate de animais atropelados ou vítimas de maus tratos e tráfico ilegal. O legal que a maioria dos locais possui uma estrutura que se o visitante desejar, pode aproveitar o dia para curtir piscinas, bares e restaurantes. Escolha o que mais lhe agradar e desfrute, ficamos sete dias, então conseguimos aproveitar bem. 


Toca da Lontra
Cachoeira Boca da Onça

É difícil escolher o que mais gostamos de Bonito, pois cada atração tem sua beleza, o Parque de Cachoeiras Boca da Onça foi o que mais me encantou, é tudo muito lindo, preservado, atrações como a Toca da Lontra, o Buraco do Macaco, a Janela do Céu estão todos dentro da Boca da Onça, que é considerada a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul, com 156 metros, onde no meio observa-se, nitidamente a cabeça de uma onça com a boca aberta. 

Aquário Natural

Uma experiência que adorei foi o mergulho de cilindro no Rio da Prata, eu nunca havia feito mergulho de profundidade, recebemos um treinamento e lá fomos nós;  importante  controlar o medo e a ansiedade para concluir o passeio com êxito. 

Mergulho no Rio da Prata

Todas as atrações estão bem especificadas no site da Crisval Tur, então caso tenham interesse só pesquisar no site deles. E lugares para comer??? Ah Bonito possui rica gastronomia e se come muito bem, pratos bem servidos, um prato para uma pessoa comemos em duas e ainda sobra, o pessoal exagera mesmo. Adoramos o Casa do João, Juanita comidas de boteco (não conseguimos ir no restaurante, pois tivemos o azar de estar fechado em todos os dias que fomos), e não deixe de provar a famosa Piraputanga Safadinha do restaurante Tapera e o sorvete assado - iguaria local. Ah e quando um rapaz bonitão te barrar oferecendo balas baianas não deixe de provar, são ótimas!


Sorvete Assado


Por fim, indicação de hospedagem, ficamos hospedadas na Pousada Chalé do Bosque, é um pouco afastada do centro da cidade, mas como estávamos de carro não tivemos problemas, o atendimento é impecável, economia familiar, café da manhã personalizado e as meninas são super fofas e tomam todos os cuidados sanitários exigidos, aliás em todos os passeios que fizemos poucas pessoas e cuidados redobrados. 

Piscina da Pousada

Então, essas foram as minhas pinceladas sobre Bonito, e por óbvio que o Mundo de Crisi indica! Visite Bonito!

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Vinícola Thera

E pelos nossos passeios por Santa Catarina eis que descobrimos a Vinícola Thera, localizada no interior de Bom Retiro - SC, já posso afirmar que é um pedacinho do paraíso. Fizemos uma reserva para o almoço e depois fomos conhecer toda a estrutura local, com direito à degustação harmonizada. 

Além da gastronomia os vinhos me encantaram, eu confesso que sempre torci o nariz para vinhos brasileiros, mas minha opinião começou a mudar exatamente quando comecei a degustar os vinhos da Thera, são vinhos de qualidade que competem em pé de igualdade com os renomados vinhos de nossos irmãos argentinos, chilenos e uruguaios. 


Um pouco da história da vinícola: "O nome da vinícola é uma homenagem a Therezinha Borges de Freitas, carinhosamente chamada de Thera pelo marido Manoel Dilor de Freitas (in memoriam), o visionário empreendedor, pioneiro dos vinhos de altitude de Santa Catarina, e por seus quatro filhos, entre os quais João Paulo, o idealizador da Vinícola Thera." (fonte: clique aqui).


O ideal mesmo é reservar para o almoço e depois fazer as visitações e degustação, e detalhe a vinícola conta com uma pousada boutique que em breve será ampliada, inclusive com projeto para a construção de um condomínio, imaginem que luxo poder viver num lugar assim, sonho se consumo hein?!


A vinícola Thera é o lugar perfeito para curtir um lindo fim de semana em meio à natureza ou apenas um almoço entre amigos ou família, em qualquer um dos casos as energias serão recarregadas e ainda voltaremos satisfeitos com os bons vinhos servidos. Para reservas e todas as informações clique aqui

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Recanto do Mestre, do Escritor Volmir Parizotto

Descanso é um município que fica no extremo oeste do Estado de Santa Catarina; a um quilômetro dessa cidade encontramos um recanto magnífico, ideal para curtir a natureza e recarregar as energias, estou falando do Recanto do Mestre, local idealizado pelo escritor chapecoense Volmir Parizotto.



A chegada ao local já começa com uma aventura, abrir o portal, que segundo O Mestre Volmir é propositalmente difícil de ser aberta, pois somente pessoas merecedoras podem adentrar ao recanto mágico e cheio de boas energias. Primeira barreira vencida e nos deparamos com uma paisagem espetacular do horizonte, são 60km da mais bela vista. Aproveitamos e fizemos um brunch para curtirmos o calor do sol que fazia no dia. 



No local há um mirante para apreciarmos o nascer e o pôr do sol, dois decs, o balanço aventura, o quiosque do lago além de ponto para fazer fogueira, lareira interna para esquentar o ambiente nas noites de frio e churrasqueira para o tradicional churrasco. Nós curtimos tudo, o pôr do sol foi um espetáculo único, mas já alerto, jamais deixe de acordar cedo para assistir ao que há de mais belo no Recanto -  o nascer do sol - em minha vida nunca vi nada igual. 

Pôr do Sol

Nascer do sol

Próximo ao Recanto há um parque com uma cachoeira que estava fechado devido às restrições impostas neste período de pandemia, mas nem por isso deixamos de aproveitar, registramos momentos únicos de uma natureza espetacular, o dia estava lindo e a noite perfeita. 



Você pode aproveitar o passeio para conhecer a obra do Escritor Volmir Parizotto, adquirindo os livros que estão por lá. A cabana é bem rústica, mas toda equipada com louças e colchonetes, precisamos levar roupas de cama, toalhas, itens de higiene pessoal, comidas e bebidas para passar o fim de semana. A preocupação ambiental também está presente, a água é proveniente de captação das chuvas e todo o sítio é monitorado por câmeras de segurança, inclusive a parte interna inferior da cabana, então segurança não falta. E o melhor, seu pet é super bem vindo, levamos o Frederico para aproveitar conosco e diga-se de passagem, foi o que mais se divertiu e curtiu cada cantinho aprontando e brincando muito!



A cabana tem capacidade para dez pessoas e as reservas podem ser efetuadas clicando aqui ou diretamente com o proprietário Mestre Volmir, através de seu WhatsApp (49) 9 9164-4140 ou pela página do Facebook https://www.facebook.com/volmir.parizotto; não perca a oportunidade de se conectar com o Universo Místico do Recanto do Mestre, onde os quatro elementos do cosmo são sentidos e nos proporcionam uma energia única e que nos dá ânimo para seguirmos, ainda mais no neste momento difícil que a humanidade enfrenta. O Blog foi, o Blog indica!

terça-feira, 21 de julho de 2020

Anchieta - SC/Ar Livre Ecoturismo

Já não é novidade para ninguém que estamos vivendo em um mundo completamente diferente, fronteiras fechadas, reservas de voos e hotéis canceladas, nossa liberdade de ir e vir está restrita. E como os seguidores sabem eu e a Daia somos apaixonadas por viagens; o mundão de Deus é nosso grande e eterno amor. Assim, após 121 de isolamento tomamos a decisão de conhecer um pouco do nosso Estado de SC. Primeira etapa achar um lugar seguro e que seguisse as normas de prevenção ao coronavírus. Através de pesquisas nas redes sociais e dicas de amigos encontramos a empresa Ar Livre Ecoturismo, em Anchieta... Reservamos a cabana e partimos. 




Não liguem para o exagero na bagagem para passarmos apenas uma noite, mas como o local segue todas as normas e protocolos de limpeza e higienização tivemos que levar toalhas, roupa de cama e cobertas. A cabana tem capacidade para 10 pessoas, mas por questões óbvias, apenas eu e a Daia ficamos hospedadas. Chegue cedo ou durma uma noite e acorde antes do nascer do sol, o espetáculo é único, de tirar o fôlego. 




O primeiro passeio sai pela manhã, 9 horas, antes é servido o café e depois as Kombis nos guiam, antes da pandemia podíamos ir dentro das Kombis, agora cada um segue em seu próprio carro. A primeira parada é no Sítio Di Amici entrada para a primeira trilha onde paramos em várias cachoeiras. Vá com sapatos fechados, não escorregadios, roupas apropriadas, pois a trilha é em mata fechada e bem escorregadia. 




Depois de duas horas de muitas belezas naturais fomos almoçar na sede da empresa - lá onde está a cabana - tudo muito organizado, só podemos nos servir com as luvas descartáveis disponibilizadas, com máscara e sempre muito álcool gel, e então seguimos para o cânion de Araçá e fizemos outra trilha com duas cachoeiras maiores. 




Em seguida o que consideramos um dos pontos altos do passeio, o balanço do cânion, é muito legal e as fotos ficam inéditas!




Finalmente, o tão esperado pôr do sol, com direito a pinhão, fogueira e vinho, tivemos a sorte de sermos platéia de um casamento que acontecia na cabana, casamento de tempos modernos, apenas a equipe de fotos e organização e os dois noivos, achei fenomenal casar tendo como cenário um entardecer fabuloso como o de Anchieta - SC. 




E assim encerramos o fim de semana. Fizemos algo novo, precisávamos de sol, contato com a natureza, recarregamos nossas energias, percebemos que dá sim para continuar vivendo em meio a tantas restrições e renovamos, também, as esperanças de dias melhores. 




A empresa Ar Livre Ecoturismo fica em Anchieta-SC 161, Km 43, sigam seu perfil no Instagram ou visitem o site, o atendimento pelo WhatsApp também é rápido e eficaz (49 9 9949 2953), os meninos são muito queridos e competentes. Dica: eu, particularmente, acho que não é um passeio indicado para quem tem crianças pequenas, em especial pelas trilhas. E a grande novidade é que no mês de setembro de 2020 os voos de balão retornarão e com certeza iremos voltar para curtir mais essa aventura! O Blog foi, o Blog indica...