sábado, 19 de janeiro de 2019

Experiências Gastronômicas em Puerto Varas

Geralmente eu e a Daia tiramos mais tempo para procurarmos pontos gastronômicos pelo mundo, em Puerto Varas, como havíamos programado muitos passeios não garimpamos muitos restaurantes, pois logo de cara encontramos o Club Alemán e somos loucasssss pela culinária alemã, então almoçamos duas vezes lá, nos demais dias comíamos durante os passeios, como foi o caso de Cochamó e da escalada no Osorno. O Club Alemán é o típico restaurante alemão, todo característico, toca músicas alemãs o tempo todo e o cliente pode optar pelo a la carte ou pela sugestão diária do chef. Claro que escolhemos a primeira escolha. Vocês não acreditam no que são as bratwurst e o chucrute servidos, sério, nos esbaldamos! Além das cervejas tradicionais tem pisco, claro que eu fui na segunda opção, sou louca por pisco sour! 




Procurando um café ou um bom chá? Indico dois lugares o Cassis e o Mawen, ambos possuem variada carta de cafés, chás, guloseimas, salgados e o Cassis ainda tem gigantesca carta de vinhos, quando fomos no Cassis serviu como café da tarde e jantar, pois é tudo muito bem servido, tivemos sorte de pegar uma mesa logo na chegada, pois está sempre lotado, pois é o mais tradicional da cidade, já no Mawen eu tomei chá de jasmim, iguaria local, fabuloso!

Crepe de Filé e Irish Coffee do Cassis
Cassis
Chá de Jasmim e Bruschettas do Mawen

E para o bom e tradicional Happy Hour eu indico o El Barista, era na esquina do nosso hotel, tem os melhores drinks, e vale também pedir a seleção de empanadas ou uma boa picada, ambiente descontraído é onde a galera se encontra no fim das tardes geladas de Puerto Varas. 




Fomos ainda no Pub Puerto Varas, que tem um deck maravilhoso com vista espetacular do lago Llanquihue, ótimo para assistir ao pôr do sol que inicia lá pelas 21:30, peça uma taça de um bom Carménère  ou uma tulipa de alguma cerveja artesanal local para acompanhar, não existe nada melhor, certo? 


22:00 horas

E para os apreciadores de salmão por favor sempre incluam o peixe em seus pedidos, afinal o Chile é famoso em servir os melhores e sempre frescos, não importa se grelhado, patê ou carpaccio, é decisão acertada sempre. Vocês devem estar pensando: imaginem se as loucas tivessem procurado bons lugares (risos), pois é, não deu tanto tempo assim. Espero que tenha ajudado todos que pretendem visitar Puerto Varas. Enjoy it!

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Puerto Varas

Dezembro, "Rio 40 graus, purgatório da beleza e do caos" e o Mundo de Crisi que atualmente é o Mundo das Irmãs Graboski decolou para uma viagem muito gelada que incluiu Puerto Varas, travessia dos Lagos Andinos e Bariloche. Puerto Varas fica localizada ao sul de Santiago no Chile (+- 960 km), e a forma mais fácil de chegar até lá é pegar um voo até Puerto Montt e depois optar por seguir de carro alugado, transfer ou transporte público até Puerto Varas, a distância entre as duas cidades é de 25 km. 

Pôr do Sol em Puerto Varas

Como optamos por fechar os passeio daqui do Brasil - Só Viagens Turismo, falem com o Cristo, ele é demais - ao chegarmos em Puerto Montt já saímos direto para Frutillar, uma pequena e encantadora cidade; de origem alemã tem um charme todo especial, à beira do Lago Llanquihue podemos ter uma vista espetacular do vulcão Osorno, aproveitamos para caminhar, tirar fotos e degustar um pouco das famosas cucas alemãs, antes de seguirmos a Puerto Varas.




Após o passeio em Frutillar fomos para Puerto Varas, onde ficamos hospedadas num encantador Hotel em estilo alemão - Weisser Haus - bem no centro da cidade, próximo dos melhores restaurantes e pubs, próximo da avenida central o que nos permitia fazer tudo a pé. A costaneira que margeia o Lago Llanquihue é ótima para passear e andar de bicicleta, é onde tudo acontece, feiras de artesanatos, músicos ao ar livre, bem como onde há a famosa escultura da Princesa Licarayen, e como sou a louca das estátuas, claro que não parei de atormentar até não ir visitar Licarayen (pesquisem sobre a lenda da princesa, é muito linda).  



No dia seguinte iniciamos os passeios contratados, o primeiro foi até a charmosa cidade de Cochamó, parecia cenário de filme, e embora o seriado Once upon a time ter sido gravado no Canadá eu juro que em Cochamó me senti na floresta encantada da Rainha Má (risos).




O ponto alto da nossa estadia em Puerto Varas foi o terceiro dia, que resolvemos fazer o trekking no vulcão Osorno, por onde você passar verá Osorno, então por que não escalá-lo? E lá fomos nós numa exaustiva caminhada de 1,4 km (meu celular marcou 84 andares de subida, é muito inclinado mesmo), andando por rochas e areia vulcânicas, foi muito cansativo, as pernas sofrem muito, mas valeu a pena, a vista do topo do vulcão é incrível. Sua cobertura de chantilly, como muitos se referem, pode ser vista em qualquer época do ano, pois sua cratera está totalmente fechada pela densa camada de neve; a título de curiosidade, ele está adormecido desde 1869. 



As fotos não conseguem transmitir a beleza local, eu sempre digo a todos que sou muito suspeita em falar, pois eu realmente adoro o ecossistema chileno, com essa já são quatro idas ao país. Para não ficar muito longo e cansativo, farei outro post sobre onde comer e beber em Puerto Varas, mas antes de finalizar este quero agradecer ao Cristóvão, nosso guia chileno, ele tem uma agência nota 1000, a Só Viagens Turismo, muito prestativo e dedicado foi fundamental para nos incentivar a irmos até o fim do Osorno, quem precisar é só contatar por whatsapp que ele responde rapidinho e como nasceu no Brasil fala português. Fechamos com ele também o transfer do aeroporto ao hotel (passando antes por Frutillar). Fiquem agora com mais algumas fotinhos de Puerto Varas: 





Ah quase esqueço de informar que em Puerto Varas, nesta época de ano (dezembro), anoitece perto das 22h, então mesmo depois de um dia cheio de passeios pode-se aproveitar muito... comprar, comer e curtir a "noite"! Um lugar que amei conhecer!