O parque Nacional de Aparados da Serra que fica localizado na porção mais oriental da divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina é uma ótima opção para quem gosta de ecoturismo e de contatos diretos com a natureza e, mesmo não sendo o meu caso, resolvi conferir tudo de perto.
No cenário de vales profundos cheios de araucárias e divinas quedas d'água se encontram os cinco maiores cânions do Brasil. Segundo dados, sua criação data de 1959, mas os cânions começaram a se formar há 130 milhões de anos. E toda essa paisagem espetacular pode ser encontrada dentro dos 10.250 hectares do Parque Nacional de Aparados da Serra.
São três trilhas abertas ao público, a trilha do Vértice e a do Cotovelo são as principais. A Trilha do Rio do Boi é o acesso ao interior do cânion, sendo que a entrada é feita por Santa Catarina, na cidade de Praia Grande. Como eu e a Daia estávamos hospedadas em Gramado, optamos pela Trilha do Cotovelo.
Compramos o passeio com uma agência de turismo que a gerente do hotel nos indicou, mas para quem deseja ir de carro o acesso é feito através da RS-020 ou da BR-101, por Praia Grande-SC via Serra do Faxinal; a cidade mais próxima do Parque é Cambará do Sul que dista, aproximadamente, 190 km de Porto Alegre. A entrada não é gratuita, há uma pequena taxa para a manutenção e preservação da área e além do preço dos ingressos há também a taxa de estacionamento.
A infraestrutura do Parque deixa a desejar, pois não conta com praça de alimentação, e por incrível que pareça, não possui lojas de artesanato ou de souvenir! Prepare-se, pois o passeio é longo e exige hidratação e alimentação leves, então não deixe de montar um kit bem bacana com água, sucos, frutas e sanduíches naturais, afinal espaço para picnic e descanso é o que não falta por lá.
Amigos feitos durante a Trilha
O dia foi incrível e muito divertido, durante o trajeto observamos todo o clima bucólico do interior, para então chegarmos ao ponto alto do passeio que é a maravilhosa vista dos cânions que são grandiosos a ponto de gerarem ilusões óticas nos visitantes.
São obras da natureza com esta dimensão que me fazem acreditar que algo maior e até mesmo um Ser superior existem! Uma experiência única e que indico, pois adorei cada segundo!
Foi tudo de bom esta viagem!!!! E o dia estava perfeito...
ResponderExcluir